Tem pets? Descubra como lidar com a troca de pelos em cães e gatos
Na maioria das vezes, a troca de pelos nos pets não precisa causar preocupação, porém, é preciso tomar alguns cuidados com os cães e gatos
atualizado
Compartilhar notícia
Quem tem cães ou gatos em casa sabe que é comum ter pelos nas roupas, no chão de casa, nos móveis… Enfim, em quase todos os lugares. Essa troca de pelos dos pets é normal e pode ficar mais intensa em certas estações – geralmente, na primavera.
“Essa é uma das épocas em que a troca dos fios ocorre de maneira mais intensa, isso porque nesta estação do ano a pelagem densa do inverno começa a dar lugar a uma mais leve para o verão. Neste período, é comum os tutores relatarem que encontram tufos de pelos”, explica a especialista Mariana Raposo.
Ou seja, essa questão não é motivo de preocupação na maioria dos casos. Vale lembrar, contudo, que é necessário observar a quantidade de pelos que os animais estão perdendo, já que uma queda mais intensa pode ser sinal de problemas de saúde.
Algumas das questões de saúde que podem causar essa troca de pelos mais intensa nos pets são:
Dermatites alérgicas
Alergias alimentares, ambientais ou a produtos de higiene podem causar inflamação, coceira intensa e queda de pelos.
Infecções cutâneas
Infecções bacterianas, fúngicas (como micose) ou parasitárias (pulgas, carrapatos) podem irritar a pele e levar à perda de pelos.
Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.