Tem nojinho? 4 dicas de experts para deixar sua casa livre de baratas
No inverno, as baratas costumam “invadir” casas e apartamentos; veja dicas que realmente funcionam para se ver livre delas em dias frios
atualizado
Compartilhar notícia
No inverno, as baratas costumam procurar ambientes mais “quentinhos” e úmidos para suportar as baixas temperaturas, principalmente em dias de frio extremo. De acordo com o professor de biologia Leonardo Carneiro de Morais Sá, elas sobrevivem a qualquer tipo de clima, mas são incapazes de gerar calor ao próprio corpo, o que explica porque elas procuram abrigo em casas e apartamentos nessa época do ano.
Segundo a professora de biologia Enaile Sousa, as baratas se escondem para sobreviver e para se reproduzir, o que causa desespero em quem quer se ver livre do animal. Além de fazer dedetização regular, alguns hábitos são importantes para evitar o surgimento dessas pragas urbanas, na visão dos experts ouvidos pelo Metrópoles.
4 maneiras de se ver livre de baratas em casa
- Selar alimentos: a comida é um forte atrativo para as baratas, por isso, manter tudo guardado pode ser eficiente;
- Vedar possíveis pontos de entrada na residência. Passar tela fina embaixo dos bueiros e ralos é uma opção. Rolos de borracha na porta, por sua vez, evitam a entrada desses insetos;
- Eliminar possíveis fontes de umidade. As baratas, assim como os humanos, precisam se hidratar para sobreviver;
- Manter forno, micro-ondas, geladeira, torradeiras e outros eletrodomésticos sempre limpos, assim como louça e outras superfícies da cozinha.
Você também pode ficar atento aos ambientes onde elas possam ficar escondidas, como jornais ou caixas de papelão, que são o habitat ideal para baratas. Deixe, ainda, as tubulações em boas condições, higienizando sempre que possível.