Tartarugas brancas raras nascidas no mesmo ninho são soltas em Roraima
Uma operação foi realizada às pressas para a soltura das tartarugas no rio, por conta da cheia inesperada após chuvas fortes. Veja o vídeo
atualizado
Compartilhar notícia
Vários filhotes de tartarugas-da-Amazônia nasceram recentemente, mas chamou a atenção um momento raríssimo: no mesmo ninho vieram ao mundo 17 tartaruguinhas brancas.
Uma operação do Projeto Quelônios da Amazônia (PQA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), foi realizada na terça-feira (15/3) para a soltura dos espécimes na região do Baixo Rio Branco, no Sul de Roraima.
Os filhotes raros nasceram em 4 de março, no tabuleiro de manejo de reprodução Santa Fé. Em seguida, foram levados para a base do PQA.
Ao portal G1, o coordenador do projeto, Rui Bastos, explicou que o caso é considerado raro. Inicialmente, eles acreditavam que os bichinhos eram albinos, mas depois o Ibama verificou que, na verdade, eram tartarugas brancas, espécies também consideradas raras na natureza.
Vale explicar que a palavra “albino”, originária do latim, significa branco, e nos remete automaticamente à total ausência de cores. No entanto, as tartarugas albinas nem sempre são brancas: às vezes são vermelhas ou rosas.
Soltura às pressas
De acordo com os especialistas do projeto, a soltura precisou ser feita às pressas por conta do período de cheias no rio, após fortes chuvas, o que fez com que o nível do rio subisse antes do previsto.
Foram identificados cerca de 960 ninhos e ao menos 100 foram perdidos. O projeto deveria continuar monitorando os ninhos até o fim de abril.