Suplementos para cães: veterinária explica o que são e quando usar
Assim como os seres humanos, os cães podem fazer uso de suplementos para melhorar a saúde. Confira detalhes
atualizado
Compartilhar notícia
Em alguns momentos da vida, é necessário que os seres humanos tomem suplementos para ajudar a compensar os déficits nutricionais. Porém, surge a dúvida: essa abordagem também vale para os animais de estimação? Será que administrar esse tipo de substância é adequado para os pets?
De acordo com a veterinária Sònia Sáez, a alimentação é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos animais. Uma refeição balanceada deve estar de acordo com o tamanho e a idade dos pets, além de outros fatores importantes, como a raça ou o histórico de doenças.
“Quando acompanhamos a dieta do cão com um suplemento, conseguimos um nível ótimo de saúde. Claro que antes de adicioná-los às refeições, é recomendável consultar um veterinário para avaliar a finalidade, bem como consultar as características do suplemento”, explicou ao site espanhol Hola.
Sònia ainda acrescentou que existem diversos suplementos cientificamente testados e recomendados por especialistas para apoiar as necessidades específicas dos cães. Isso inclui mobilidade, imunidade, vitalidade, pele e bem-estar geral dos peludos.
“Os suplementos contêm vitaminas, minerais, aminoácidos, probióticos, enzimas e outros componentes que ajudam a aumentar a nutrição, o metabolismo, os níveis de energia e a saúde dos animais, desde a idade precoce até a idade adulta ou sênior”, afirmou a veterinária.
Benefícios
Para cães com mobilidade reduzida ou sinais de rigidez articular, um suplemento diário regular pode significar mais flexibilidade de movimentos, melhoria da mobilidade ou redução do desconforto. Se o animal possui pele seca ou pelos opacos, por exemplo, a suplementação ajuda a promover a saúde da pele.
“Caso o pet apresente comportamentos nervosos, os suplementos calmantes, baseados principalmente em ingredientes naturais que promovem o relaxamento, também são uma ferramenta muito útil para manter o animal de estimação calmo”, elucida Sònia.
Vale citar que o consumo excessivo de suplementos, sem respeitar as doses permitidas, pode ser prejudicial à saúde do animal. A orientação da veterinária é procurar um veterinário para saber a dosagem e o tipo adequado para cada caso específico.