Skincare para pets bomba nas redes; confira quais cuidados tomar
Os pets também podem ter uma rotina de skincare, mas é preciso tomar alguns cuidados a fim de priorizar o bem-estar do animal
atualizado
Compartilhar notícia
Assim como os humanos, os pets também precisam de uma rotina de cuidados especiais com a pele e a pelagem. Engana-se quem acredita que o skincare dos pets envolve cremes antirrugas e protetores solares. Para os doguinhos e bichanos, os produtos são focados em alinhar a saúde dos pelos com o bem-estar, além de prevenir problemas como coceira, ressecamento, seborreia, alergia e descamação.
Os cuidados devem começar de dentro para fora, com uma alimentação balanceada e exercícios físicos, responsáveis por contribuir para a saúde dos animais de estimação. Para complementar, cuidados externos garantem equilíbrio aos bichos.
Veja, abaixo, o “passo a passo” para turbinar a rotina de cuidados com seu melhor amigo:
Banho e tosa
Banhos com produtos próprios para pets, que atendam requisitos de raça, pelagem e tipo de pele, são o primeiro passo de uma rotina de skincare. Tosas regulares também se mostram necessárias.
No caso dos felinos, esses animais já possuem recursos próprios para higiene, tomando banho sozinhos e enterrando as necessidades na areia. Por isso, a frequência dos banhos deve ser reduzida.
Alinhamento dos fios
Escovação diária dos pelos previne a formação de nós que podem ser incômodos e prejudicar a mobilidade dos animais.
Manicure e pedicure
Entre as funções das unhas dos pets está de proteger as patas contra a entrada de sujeiras e microrganismos. São, também, essenciais para dar equilíbrio na hora de andar, de maneira a assegurar a postura correta da coluna. Desse modo, as unhas devem ser cortadas regularmente, tomando cuidado para não provocar ferimentos.
Hálito fresco
Para manter uma boa saúde bucal, evitando a formação de placas bacterianas, tártaro e, posteriormente, infecções, é fundamental escovar os dentes dos cachorros e gatos.
Orelhas e focinhos
A limpeza de orelhas e dos focinhos deve ser feita apenas na parte visível e alcançável da orelha do pet. Por tratar-se de uma região sensível, use materiais macios. Em caso de sujeira excessiva, é indicada uma visita ao veterinário.
Cheirinho de rosas
Perfumes próprios para os animais são um “plus” para deixar o bichinho cheiroso.
Casos específicos
Algumas raças de gatos e cachorros necessitam de cuidados específicos para as particularidades de saúde de cada um.
Um exemplo é o buldogue inglês, que tem uma pele sensível, enrugada e propensa a dermatites, de modo que o recomendado é evitar banhos excessivos e atentar-se à secagem da pelagem. No caso dos felinos, o sphynx exige atenção em razão da ausência de pelos e a pele clara, propensa a queimaduras e ressecamento.