Síndrome da lágrima colorida: conheça a condição comum em cães
Há raças mais propensas a desenvolver a síndrome da lágrima colorida, como maltês, yorkshire terrier e poodle toy
atualizado
Compartilhar notícia
Você já observou alguma mancha ao redor dos olhos de algum cachorro que tenha o pelo mais claro? Essa é a síndrome da lágrima colorida, também conhecida como lágrima ácida ou cromodacriorreia. Geralmente, ela não traz prejuízos para a saúde do cachorro, mas é preciso que o veterinário acompanhe para um tratamento adequado.
Como é a síndrome da lágrima colorida?
A mancha pode ser vista com facilidade na região dos olhos e precisa ser pesquisada para saber o motivo da sua ocorrência. Dessa forma, se notar algo diferente perto dos olhos do seu melhor amigo, leve-o ao veterinário. Por que a mancha ocorre? Ela acontece devido ao transbordamento de lágrima, que pode acontecer quando a produção aumenta ou também quando o ducto nasolacrimal entope.
Por isso, se a lágrima não passa pelo ducto, ela tende a extravasar e, assim, manchar a pelagem do rosto do cachorro. No geral, ela tem a cor marrom, mas também pode ficar avermelhada. Há raças mais propensas a desenvolver a síndrome da lágrima colorida, como maltês, yorkshire terrier, poodle toy, pug e bulldog.
Ver essa foto no Instagram
Continue a leitura no site Cães Online, parceiro do Metrópoles.