Seu cachorro lambe muito as patas? Saiba quais podem ser as razões
Médica veterinária explica que o hábito pode ser por estresse e ansiedade
atualizado
Compartilhar notícia
É muito comum vermos os pets passando a língua no corpo todo, mas você já parou para pensar o porquê do seu melhor amigo ter a mania de ficar lambendo as patas freneticamente? Às vezes, o hábito é tão corriqueiro que é encarado pelos tutores como algo natural, porém, tudo que se torna excessivo e intenso demais pode ser motivo de preocupação.
Há diversas razões para que o cachorro lamba tanto as patas, mas o importante é sempre ficar de olho no seu amigo, visto que, com o excesso de lambidas, bactérias podem vir a infectar o local com mais facilidade e evoluir para casos bem graves.
Sendo assim, para a saúde e um conforto melhor para o seu cachorro, saiba quais são as razões principais para o animal estar adquirindo esse hábito:
Alergias
Como muitos tutores suspeitam, essa é uma das principais causas para a lambida. Segundo Natalia Azevedo, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, a alergia gera um incômodo muito grande ao animal e encontra nas lambidas ou mordidas uma maneira de aliviar a coceira. “Quem mora em locais úmidos deve estar atento ao mofo, como também quem costuma soltar o cão em extensões de grama e parques, deve observar o estado do local. Em casa, o jardim deve ser mantido sem alta concentração de agrotóxicos ou produtos químicos”, explica a profissional.
Porém, é preciso redobrar a atenção em relação à alimentação do cão. Alimentos alérgenos como aqueles petiscos com grande concentração de corante e comidas de consumo humano não são recomendados de forma alguma pela profissional. “O tutor deve oferecer ração de qualidade, observar os ingredientes para entender a quantidade de corante contida, evitar petiscos coloridos, e oferecer sempre refeições frescas”, diz Azevedo.
Leia a matéria completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles