Seu cachorro confia em você? Veja como ter uma boa relação com o pet
Um cão confiante é um cão que se sente bem com o tutor e no ambiente em que vive
atualizado
Compartilhar notícia
A confiança é uma relação muito importante que o cão precisa ter para lidar bem com seu tutor e a casa nova. Sem confiança, não há qualidade de vida. Um cão que não confia em seu tutor, pode facilmente se tornar um cão medroso, triste, ansioso, estressado e até agressivo. Afinal, a falta de confiança mostra uma falta de consistência no ambiente. E a falta de consistência é muito prejudicial para o animal, pois ele precisa sentir que o ambiente é seguro pra ele.
Um cão confiante é um cão que confia no tutor e no ambiente. Ou seja, ele não tem a necessidade de ficar defendendo o território o tempo inteiro, pois sabe que ali ele está seguro e que seu tutor é confiável para várias situações. Esta é a melhor combinação de relacionamento que você, tutor, pode construir com seu cãozinho. Afinal, cães precisam de um ambiente regular, equilibrado e consistente. Coisas que chamam atenção o tempo inteiro são muito prejudiciais para os animais.
Portanto, um cão confiante passa muito pelo estilo de cuidados que o tutor oferece, sem partir para situações extremas, deixando o cão a própria sorte, e sem humanizar o animal. A confiança vem com o tempo. De maneira natural, o cão já vai considerar o seu tutor como alguém importante na relação. Só que, se não houver consistência e adestramento, o cão poderá facilmente se tornar um cão sem confiança e, então, agir de modos que você não quer.
Por exemplo, se você tem um cão agressivo, saiba que ele só é agressivo, porque de alguma forma, ele foi condicionado assim. Esse comportamento pode ter partido do estilo do ambiente, da relação entre tutor e cão, etc. A necessidade de proteger o lugar, a comida, a caminha ou o brinquedo, geram estresse que, posteriormente, vão gerar desconfiança e agressividade. E isso, claro, torna o cão sem confiança nenhuma, visto que a agressividade e necessidade de proteção e defesa o tempo inteiro, são prejudiciais.
Leia a matéria completa no Portal do Dog.