Sete vidas? Estudo aponta que gatos possuem 7 personalidades
Estudo divulgado pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, relatou que há sete características que definem os gatos
atualizado
Compartilhar notícia
Você já ouviu falar que gato tem sete vidas? De acordo com um novo estudo da Universidade de Helsinque, na Finlândia, não são vidas, e sim personalidades. A pesquisa sugere que a personalidade e o comportamento de cada gato podem ser definidos usando uma combinação de apenas sete características. As informações são do portal Science Alert.
“Em comparação com os cães, menos se sabe sobre o comportamento e a personalidade dos gatos, e há demanda para a identificação de problemas e fatores de risco relacionados. Precisamos de mais compreensão e ferramentas para eliminar comportamentos problemáticos e melhorar o bem-estar dos gatos. Os desafios comportamentais mais comuns associados aos gatos estão relacionados à agressão e eliminação inadequada [urinar ou defecar em casa]”, aponta o estudo.
A pesquisa se deu a partir de um questionário, preenchido pelos tutores dos gatos participantes. As questões pediam às pessoas que informassem, entre outras coisas, sexo, idade, raça, cor da pelagem e atividade principal do gato. No total, 4.316 gatos e donos fizeram parte do estudo.
Como resultado, os pesquisadores foram capazes de reduzir os traços do gato a cinco fatores de personalidade e dois comportamentais: atividade (diversão), medo, agressão com os humanos, sociabilidade com os humanos, sociabilidade com gatos, problemas com a caixa de areia e limpeza excessiva. Além disso, a pesquisa também revelou que raças diferentes tendem a traços de personalidade diferentes.
A equipe responsável pelo estudo acredita que o modelo de pesquisa pode ser uma ferramenta útil para entender como os gatos agem. Os dados coletados ajudaram a fazer um esboço de como as personalidades dos gatos podem variar, bem como fornecer uma base a partir da qual pesquisas futuras podem ser conduzidas.
Em estudos futuros, a ideia é utilizar modelos mais complexos para examinar fatores que afetam traços e comportamentos problemáticos.