Sempre hidratado! Dicas para fazer seu gato beber mais água
Um gato, muitas vezes, não toma tanta água quando deveria, e isso pode afetar a saúde do bichinho; veja como fazer o seu beber mais líquido
atualizado
Compartilhar notícia
Os gatos são animais que não costumam beber tanta água durante o dia. Justamente por isso, podem acabar sofrendo com a formação de cálculos urinários e problemas renais bem sérios se não forem estimulados a ingerir mais líquidos.
Segundo a médica-veterinária Aline Ambrogi, existe um motivo para os gatos parecerem não querer tanta água durante o dia quanto outros animais, como os cães. Está tudo ligado à forma como esses animais viviam na natureza e como a evolução da espécie ocorreu.
“Na evolução da espécie felina, os gatos desenvolveram a capacidade de se hidratarem através dos alimentos que consumiam na natureza, ou seja, a partir da caça de pequenos roedores e pássaros que têm alto teor de umidade”, explica. O problema é que, atualmente, esses bichinhos têm uma dieta bem mais seca, com as rações, e por isso precisam ingerir mais líquidos.
Aline, que também é docente do curso de medicina veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), do Grupo UniEduK, comenta que, dessa forma, é essencial que o tutor tome medidas para fazer seu gato beber mais água.
Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.