Sem espirro! Conheça 13 raças de cães ideais para pessoas alérgicas
Certas raças caninas são hipoalergênicas. Veja os cães que podem viver com pessoas alérgicas
atualizado
Compartilhar notícia
Definitivamente, os cães são os melhores amigos dos humanos. No entanto, algumas pessoas alérgicas não podem se aproximar de um peludo sem que tenha início uma série infindável de espirros, lágrimas e outras reações.
Mas as pessoas alérgicas não precisam renunciar à companhia de um cachorro. Algumas raças caninas são consideradas hipoalergênicas – como o próprio nome diz, provocam poucas (hipo) reações. Confira os cães mais indicados para conviver com quem vive às voltas com este tipo de problema.
É importante considerar que mesmo os cães das raças relacionadas podem ser fatores de afecções alérgicas, caso os tutores negligenciem os cuidados necessários, como banhos, escovações e tosas regulares.
Alguns vira-latas também podem ser hipoalergênicos. Se for possível conhecer os pais, o ideal é escolher um cão de pelagem curta, rente e deitada (o pelo eriçado tende a cair com mais facilidade). A pelagem clara é mais indicada para o clima brasileiro, porque está relacionada a menos problemas dermatológicos. Por isso, um vira-lata caramelo de pelo curto pode ser uma boa escolha.
Maltês
É uma das raças mais antigas da Europa. A pelagem é longa, fina e sedosa, mas não se desprende com facilidade. São uma excelente escolha para quem mora em apartamento. Os descendentes da raça, como os havaneses e bolonheses, também são hipoalergênicos.
Leia a matéria completa no Cães Online.