Sem desespero: veja o que fazer quando seu cachorro come chiclete
Confira as dicas para reduzir a possibilidade de envenenamento por xilitol em seu cão
atualizado
Compartilhar notícia
Quando uma pessoa masca e engole chiclete, é improvável que algo ruim aconteça com ela. Mas com um cachorro, sim. Chiclete para cães não é o produto mais adequado, pois seu corpo é completamente diferente do humano.
Por exemplo, chicletes com xilitol e sorbitol podem causar baixa de glicose no sangue e danos ao fígado. Se o seu cão for grande, considere-se com sorte, talvez nada de ruim aconteça com ele. Bem, se for pequeno, pode haver grandes problemas. Mesmo que você consiga tirar o chiclete da boca, ele ainda terá um efeito tóxico no corpo do animal.
Depois que o animal engoliu ou segurou a goma de mascar na boca, em meia hora, o seguinte pode acontecer com ele: convulsões, vômitos e letargia. Se você tem um cachorro pequeno, precisa consultar o veterinário com urgência dentro de uma hora. Se seu animal de estimação não apresentou nada semelhante na lista de sintomas acima, isso significa que não havia xilitol na goma de mascar. Mas não relaxe, pois a goma de mascar será liberada em 24 horas.
Se o cachorro comeu chiclete, haverá inchaço ou prisão de ventre. É melhor ir ao veterinário de qualquer maneira. O perigo de comer xilitol varia de acordo com o peso do seu cão e a quantidade de xilitol ingerida. Lembre-se de que mesmo que você consiga tirar a goma de seu cão antes que ele engula, ele ainda terá ingerido um pouco de adoçante.
Leia a matéria completa no Portal do Dog.