Saúde pet: saiba como cuidar e tratar da dermatofitose em cães
A doença de pele é uma das mais graves, pois trata-se de uma zoonose
atualizado
Compartilhar notícia
É bem comum ouvirmos falar em cães com problemas de pele. Entre as doenças que cachorros podem apresentar, há dermatofitose, uma enfermidade de origem fúngica.
A dermatofitose está entre as doenças de pele mais graves, pois trata-se de uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida do animal ao ser humano. Na maioria das vezes, a principal forma de transmissão a cães é pelo contato direto de um animal infectado com um sadio.
Nem toda afecção cutânea de origem fúngica é uma dermatofitose. Existem três gêneros: microsporum, trichophyton e epidermophyton. Os fungos que causam dermatofitose pertencem a um grupo específico conhecido como dermatófitos (que se alimenta da queratina encontrada na camada externa da pele, dos cabelos e das unhas).
Essa doença fúngica geralmente infecta os folículos capilares do animal. Isso faz com que o pelo se rompa na linha da pele, resultando em manchas redondas de perda de cabelo. Sendo assim, à medida que a doença se espalha pelo corpo do animal, as lesões podem ter uma forma irregular. A dermatofitose geralmente não causa coceira, mas as lesões podem virar feridas por causa das lambidas que o cachorro pode dar na área infectada.
Leia a matéria completa no Portal do Dog.