Saiba quais são as vacinas que os cachorros precisam tomar
Veja quantas e quais são as vacinas mais importantes que seu cãozinho deve tomar
atualizado
Compartilhar notícia
Manter os cachorros protegidos e saudáveis é essencial para a boa convivência. Muitos tutores, no entanto, têm dúvidas sobre quantas e quais vacinas os peludos precisam tomar. Por isso, apresentamos a seguir uma tabela da vacinação e um rápido resumo das doenças que os imunizantes evitam.
As vacinas são um método de imunização bastante seguro – tanto para os cachorros, quanto para os humanos e os outros animais de estimação. Elas são formuladas a partir de vírus e bactérias mortos ou atenuados.
A carga viral ou bacteriana não é suficiente para causar doenças, mas é suficiente para obrigar o organismo dos cãezinhos a uma reação: o sistema imunológico, que está se desenvolvendo, identifica os “invasores” e cria defesas para neutralizá-los.
Os motivos os cachorros tomarem vacinas
Nos primeiros dias depois do nascimento, os filhotes permanecem naturalmente protegidos pelos anticorpos produzidos pelo organismo materno e transmitidos no aleitamento – desde, é claro, que a cachorra tenha sido imunizada antes do acasalamento.
No entanto, conforme eles vão se desenvolvendo e passam a receber outros alimentos, a transferência de células de defesa gradualmente diminui e os pequenos ficam expostos a micro-organismos nocivos presentes no ambiente.
Veja a matéria completa no Cães Online, parceiro do Metrópoles.