Saiba quais são as 9 raças de cães mais antigas do mundo
O estudo identificou os cachorros que mostraram o menor número de diferenças genéticas com os lobos
atualizado
Compartilhar notícia
O estudo realizado pela Parker et al, 2004, que visava traçar a estrutura genética do cão doméstico mais puro, identificou 14 raças que mostraram o menor número de diferenças genéticas com os lobos. O resultado foi obtido através de testes avançados de DNA. Conheça 9 raças de cachorro mais antigas!
Para realizar a pesquisa, a equipe revisou marcadores moleculares em 85 diferentes raças de cães. Uma surpresa ficou com Elkhound, Podengo Ibicenco e o Pharaoh Hound. Pois antes eram consideradas raças caninas antigas. Mas na verdade são reproduções recriadas nos últimos tempos por combinações de outras raças.
Confira:
1 – Basenji
Basenjis são frequentemente citados como sendo uma das raças de cachorro mais antigas do mundo e se acredita ser o cão de caça retratado em pinturas rupestres encontradas na Líbia que remontam a cerca de 6.000 aC. A raça é mais conhecida por ser “sem latido”. E, embora seja verdade que eles não emitem o som típico, os Basenjis são capazes de rosnar, gemer e gritar.
2 – Saluki
Através de evidências de DNA, os Salukis são uma das 9 raças que demonstram ser as menos divergentes dos lobos. De fato, a raça é reconhecida pelo Guinness Book of World Records como uma das raças de cachorro mais antigas, pois remonta ao Egito antigo por volta de 329 aC. Os salukis são sighthounds que normalmente eram usados por tribos nômades para caçar.
Leia a matéria completa no Portal do Dog.