Saiba o que quer dizer cada miado do seu gato
O gato é um animal que precisou se “autodomesticar” para chamar a atenção do tutor — que, por sua vez, pode ajudá-lo a sobreviver
atualizado
Compartilhar notícia
Você sabe por que o seu gato mia sempre que chega perto? Acredite: a vocalização dos pedidos felinos conta uma história de evolução da espécie e da adaptação à convivência com os humanos. Os gatos, diferentemente dos cães, não foram criados e domesticados pelo homem, o que fez com que esses animais de estimação tivessem que adequar a sua comunicação na luta pela sobrevivência.
De acordo com o artigo “Por que os gatos miam mais para os humanos do que uns para os outros?” publicado na revista The Conversation, o início da autodomesticação desses pets começou quando eles encontraram os humanos, há 10 mil anos.
Foi quando o homem começou a estabelecer moradias permanentes, o que acabava por atrair roedores — justamente as presas dos gatos. Por isso, a evolução da comunicação entre os humanos e os gatos têm origem no processo de sobrevivência dos bichanos.
Segundo a médica veterinária Raísa Paiva, especializada em medicina de felinos, os gatos passaram a ter cada vez mais contato com o homem a partir do Egito Antigo. “Aqueles que foram menos medrosos e mais receptivos ao carinho e contato foram beneficiados ganhando comida”, explica.
Os mais espertos, então, se adaptaram à nova realidade, que fez dos felinos animais semidomesticados. Essa habilidade adquirida foi aperfeiçoada, ao longo do tempo, para indicar de forma mais convincente o que eles querem dos “seus humanos”. Paiva esclarece que os felinos desenvolveram miados específicos para suas necessidades, sendo mais agudos, ou mais suaves.
O que quer dizer cada miado do meu gato?
Miados curtos são uma forma de cumprimento, quando os bichanos recepcionam o tutor que volta para casa.
De acordo com a médica veterinária Roberta Fornagieri do Amaral, especialista em felinos, os miados mais altos, por sua vez, são sinais de alerta, cujo significado é que eles precisam de atenção mais imediata. “Pode estar relacionado com incômodo ou desconforto”, exemplificou.
Já os miados constantes e grossos podem ser uma indicação de dor, semelhante a um choro. Os estridentes, altos e longos, caracterizam as brigas e disputas por território.
Comunicação entre felinos
Segundo Paiva, os gatos não precisam miar um para o outro para se comunicar. Isso porque esses animais se entendem por meio do cheiro. “Os feromônios deixam o cheiro nos lugares que eles querem”, indica. Ou seja, quando eles esfregam o rosto nos lugares, “amassam” o pão, ou urinam naquele local, estão fazendo sua marcação territorial e passando uma mensagem para outros gatos.