Saiba como ter um cão ajuda na autoconfiança e na autoestima do tutor
Eles não são apenas bons companheiros: ter um cão também traz benefícios para a nossa saúde mental; entenda
atualizado
Compartilhar notícia
Não é à toa que os cães acompanham os humanos há tantos milênios. Eles foram os primeiros animais a serem domesticados e são nossos fiéis escudeiros. Além de terem se adaptado às mais diferentes funções e atividades, os peludos também podem agir para manter a nossa saúde mental.
Todos os pets trazem benefícios para os tutores. Mas, quem vive com um cachorro sabe muito bem que não é possível ser totalmente sedentário na companhia deles e, por isso, precisa incorporar atividades físicas ao dia a dia – nos passeios, brincadeiras e explorações.
Os benefícios, contudo, vão muito além do fortalecimento dos músculos, ossos e articulações, além da melhora na saúde cardiovascular. Durante os muitos séculos de parceria, os cachorros aprenderam a compreender os humanos e até imitar alguns de nossos gestos.
Apenas o amor e a lealdade que os cachorros dedicam a família humana já seriam suficientes para justificar a convivência, mas ela é útil também para fortalecer habilidades cognitivas e mentais, como a memória, a atenção e até mesmo a sociabilidade.
As responsabilidades
Nem tudo são flores, no entanto. A decisão de partilhar o lar com um cachorro acarreta despesas, disposição para o adestramento, a educação e até algumas renúncias ou modificações no nosso dia a dia; os peludos precisam de alimentação, abrigo, cuidados veterinários e disponibilidade dos tutores.
Continue a leitura no site Cães Online, parceiro do Metrópoles.