Saiba como evitar o ressecamento no focinho dos pets no tempo frio
Com as temperaturas baixas, os bichinhos podem sofrer ressecamento no focinho, podendo causar rachaduras. Veja dicas para proteger seu pet
atualizado
Compartilhar notícia
Quando o clima esfria, dá para sentir na pele os efeitos do ressecamento. Embora a pele dos pets seja protegida por uma densa camada de pelos, eles também precisam de cuidados especiais, pois o focinho pode sofrer rachaduras nos dias mais frios do ano.
“É uma área que o tutor precisa ficar atento. Ter o focinho ressecado ou com rachaduras pode ser um sinal de que o animal está com alguma doença ou sentindo dores”, explica Carol Vaz, especialista em produtos para pets e fundadora da Dog’s Care.
Hidratação máxima
Ao notar sintomas de ressecamento nos bichinhos, é aconselhável usar produtos como o D-Pantol, fonte de vitamina B5, que atraí e retém a umidade, além de deixar a região hidratada.
Cuidados com peles sensíveis
Outro aliado para os cuidados dos pets é a aveia, que é rica em potássio, magnésio, zinco e ferro: “É capaz de aumentar a hidratação da epiderme, que é a camada mais superficial da pele, pois ela possui vitamina E, que ajuda a fortalecer a barreira cutânea, além de efeito calmante em peles sensíveis”, esclarece Vaz.
Atenção ao mofo
Manter a água sempre fresca, garantir um lugar arejado e longe de mofo são ações que evitam o ressecamento no focinho dos animais de estimação.
Garanta a roupinha
“É importante também garantir que os pets não estejam passando frio, principalmente aqueles que costumam ficar no quintal ou fora de casa. Nesse caso, roupas e cobertores são essenciais para garantir que eles fiquem protegidos e confortáveis”, ressalta Carol.
Não deixe de buscar ajuda
Por fim, não é recomendável usar talco ou sabonete no focinhos dos animais, porque pode desencadear irritações ou ainda agravar o problema. Se persistirem os sintomas, é aconselhável que o tutor busque a ajuda de um especialista para checar o estado de saúde do animal.