Reumatismo pode atingir cães e gatos em todas as idades
As doenças reumáticas em pets não são exclusivas apenas em cães e gatos idosos, animais mais jovens também podem sofrer com as inflamações
atualizado
Compartilhar notícia
Irritação, dor, dificuldade em ficar em pé, inchaços e hesitação na hora de sair para passear. Esses são alguns sintomas do reumatismo em pets, afinal, assim como os humanos, os animais também tendem a sofrer alguns problemas de locomoção com o avançar da idade.
Mas a grande questão é que as doenças reumáticas em pets não são exclusivas apenas em cães e gatos idosos, animais mais jovens também podem sofrer com as inflamações nas articulações. Por isso os tutores devem estar atentos aos sintomas.
De acordo com o médico veterinário da Petz, Ítalo de Oliveira, o reumatismo não se trata de uma doença. O termo na realidade abrange algumas alterações do sistema locomotor, como lesões nas articulações e coluna vertebral. Segundo Ítalo, o problema pode acometer principalmente os animais de pequeno porte.
“Por predisposição racial, os animais de pequeno porte tendem a sofrer mais com inflamações nas articulações, principalmente as raças de cachorros com o eixo dos ossos longos torcidos e encurtados, como o corgi, shih tzu e beagle”.
Segundo o especialista, animais grandes também podem desenvolver quadros de artrite quando jovens e em idade senil. “A artrite é a inflamação da cartilagem, enquanto a artrose é a degeneração dela, e nunca devemos descartar a possibilidade em pets de pouca idade”, afirma Ítalo.
Hoje existem tratamentos que podem facilitar a vida dos pets que sofrem com a condição. ” No caso da artrose conseguimos retardar a evolução da degeneração da cartilagem com medicações, reduzindo os focos de dor. Além das medicações, atualmente temos também diversas terapias que auxiliam no tratamento, como fisioterapia, acupuntura, natação, entre outras”, orienta.