Guia e biológo registram raríssimo veado-campeiro albino no Pantanal
Um raríssimo filhote de veado-campeiro albino foi flagrado por especialistas no Pantanal. Em vídeo, espécime é visto explorando a natureza
atualizado
Compartilhar notícia
Uma figurinha “brilhante” foi avistada recentemente em uma fazenda de Miranda, no Pantanal Sul-mato-grossense. Guias, moradores e biólogos desde então têm acompanhado com muita alegria e emoção os passeios de um raríssimo filhote de veado-campeiro-albino pela natureza (veja o vídeo abaixo).
A primeira avistagem do lindo animal foi publicada em 14 de novembro pelo biólogo Gustavo Figueirôa. Ele filmou o bichinho, branquinho como uma nuvem, caminhando na mata ao lado da mãe (Ozotocerus bezoarticus).
“Difícil de acreditar, mas a prova tá aí! Aqui na @caimanpantanal, em um safari junto com o @oncafari!”, relatou ele no Instagram.
Raríssimo encontro
Nessa terça-feira (22/11), o guia Fagner Roque de Almeida relatou a busca pelo filhotinho raro. E teve sucesso: ele tirou fotos do espécime perto do primeiro lugar onde havia sido visto.
“Em meio ao capim verde vimos um pontinho branco, começamos a nos aproximar e lá estava ele: o raríssimo veado-campeiro albino 🤍”, comentou o guia.
Animais albinos são raros
Animais albinos são raros e podem acontecer em qualquer espécie devido a uma mutação genética que impede a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele.
No caso dos animais silvestres, a condição acaba os colocando em situação de grande vulnerabilidade, visto que a cor branca impede que eles se camuflem na mata para despistar e fugir de predadores.