Quiropraxia para cachorros? Entenda como funciona a terapia em pets
Vídeos de quiropraxia para cachorros têm circulado nas redes sociais. As imagens chamam a atenção pela reação do animal
atualizado
Compartilhar notícia
Recentemente, vídeos de quiropraxia para cachorros têm circulado nas redes sociais. No entanto, as imagens chamam a atenção pela reação do animal no momento em que recebe a terapia. De acordo com a médica veterinária quiropraxista Laura Mendes Gomes, a prática, embora popular, é bastante perigosa se não for executada por um profissional habilitado.
A quiropraxia animal é uma terapia manual direcionada para o ajuste de vértebras, extremidades e suturas craniais — além de ser um complemento à medicina veterinária convencional. A ideia é oferecer um aumento significativo na saúde e bem-estar dos bichos.
De acordo com a especialista, no Brasil, é preciso ser formado em medicina veterinária para fazer a quiropraxia em animais, porém, em outros lugares as pessoas utilizam técnicas usadas em humanos nos pets.
A veterinária alerta que, se o ajuste for bem feito, será capaz de proporcionar “uma devolução da amplitude de movimento fisiológica do animal, ativação do sistema nervoso autônomo parassimpático, relaxamento, diminuição da pressão arterial, diminuição dos batimentos cardíacos, maior vascularização, oxigenação e relaxamento muscular”.
Cuidado com os pets
Contudo, quando tais ajustes não respeitam os limites anatômicos individuais de cada animal, podem ocasionar lesões.
Segundo a quiropraxista, não é preciso usar a força mas, sim, a técnica correta, sempre respeitando a anatomia do bichinho.
Em uma das imagens que estão sendo compartilhadas nas redes, um homem aparece fazendo a quiropraxia em um cachorro, porém, durante a ação, o animal permanece com a língua para fora e depois arregala os olhos, nitidamente incomodado. Na dúvida, busque um nome capacitado e que tenha se formado na área para “destravar” o seu cachorrinho.
Confira:
Ver essa foto no Instagram