Queda de pelos em cachorros se intensifica no outono; saiba tratar
Veterinária explica como cuidar dos cachorros durante a estação
atualizado
Compartilhar notícia
Depois dos dias muito quentes, chega o outono, uma estação mais amena que serve de preparação para o frio que vem logo. Por isso, já costumamos a tirar os casacos do guarda-roupa e reforçar as cobertas nessa época. Só que os pets também precisam de cuidados, sabia?
Assim como as folhas caem, os pelos dos bichinhos também sofrem queda durante o outono, tudo parte de um ciclo da natureza animal, conforme explica a veterinária Bruna Fabro:
“Os pelos têm um ciclo de crescimento composto por quatro fases, sendo a exógena a responsável pela queda propriamente dita. Este processo de crescimento e queda dos pelos é esperado e normal, especialmente nas trocas de estação como primavera e outono”.
Mas e nas outras estações, os pelos dos pets não caem? Sim! Principalmente porque, no Brasil, as estações não são tão demarcadas. Ou seja, a queda pode ocorrer durante todo o ano e vir a se intensificar no outono devido à fase da pelagem.
Ainda assim, a médica adverte que queda excessiva, coceira e vermelhidão são sinais de alerta para outras condições que precisam de atendimento, como as alergias.
Leia o texto completo no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.