metropoles.com

Qual tipo de tutor de animais de estimação você é? Faça o teste

Conheça os perfis de tutores de animais de estimação e entenda mais sobre o comportamento de cada grupo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
1 de 1 Getty Images - Foto: null

Os termos “mãe e pai de pet” estão cada vez mais populares entre os tutores de animais de estimação, mas esses não são os únicos perfis de afeto e carinho que existem.

Segundo pesquisa realizada pelo Radar Pet, e promovida pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), existem pelo menos quatro tipos de tutores com características e benefícios específicos.

O desapegado

O pet é um parceiro, mas não necessariamente um companheiro emocional. Dados da pesquisa mostraram que 18% dos entrevistados identificam-se com essa descrição.

Entre o público da categoria, predominam os homens com 50 anos ou mais, casados e com filhos, residentes nas regiões Centro-Oeste e Norte do país. 

Getty Images

Nada faltará para o pet no que tange necessidades básicas, como alimentação, banho, tosa, passeio e uso de medicamentos veterinários. Porém, a conexão emocional não é pautada em um forte vínculo afetivo. 

Esse perfil de tutor se preocupa com o envelhecimento do pet para que eles tenham qualidade de vida.

O amigo do pet

Esse tipo de tutor tem uma relação de amizade com seu animal de estimação. Ele gosta da companhia do pet, se preocupa com seu bem-estar e é responsável por fornecer cuidados adequados. 

Getty Images

“Nesse caso, os donos dos animais os consideram parte da família, mas não como filhos. Esse público tende a ser formado por mulheres casadas entre 30 e 59 anos e com filhos. E, nos momentos de lazer, os animais acabam se tornando companheiros das crianças. Eles estão mais presentes no Sudeste e Centro-Oeste do país e  correspondem por 27% dos entrevistados”, pontua Gabriela Mura, diretora do órgão responsável pela pesquisa.

O pet lover emocional

Getty Images

Mais comum entre jovens e adultos solteiros e sem filhos, o pet lover emocional é mais conhecido como “pai de pet”. A maioria dos entrevistados (32%) se enquadra nesse perfil. Para esse tipo de tutor, os animais de estimação são como filhos e têm uma ligação emocional forte.

O pet lover racional

Getty Images

O tutor racional mantém uma abordagem mais pragmática em relação ao seu animal de estimação. 23% do público entrevistado mostrou-se pertencente ao grupo de pessoas que valorizam a relação com o pet, mas também considera aspectos práticos e impacto no estilo de vida dos animais.

Esse grupo pode tomar decisões racionais, mesmo que emocionalmente difíceis, em benefício do animal e, geralmente, opta por recorrer a contratação de um número maior de serviços, como adestramento, agility e day care.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?