Qual cachorro tem o DNA mais parecido com o do lobo? Descubra!
Todos os cachorros domésticos descendem dos lobos, mas em algumas raças o DNA é mais parecido. Confira quais são!
atualizado
Compartilhar notícia
No final da última Era Glacial, que marca o início do Holoceno (atual período geológico da Terra), há 11 mil anos, os cachorros já eram velhos conhecidos dos humanos. A hipótese mais provável indica que, em algum momento entre 40 mil e 25 mil anos atrás, os avós dos nossos melhores amigos começaram a divergir do lobo-cinzento (Canis lupus), dando origem a uma nova espécie. O DNA dos cães primitivos é mais parecido com o das feras.
Um estudo de 2022, publicado por pesquisadores da Universidade de Tóquio (Japão), ainda em fase de revisão pela comunidade científica, indica que o ancestral mais próximo dos cachorros é o lobo-de-Honshu, uma subespécie do lobo-cinzento extinta no início do século 20. Mais de 98% do DNA é idêntico.
Uma curiosidade: só foi possível comparar o sequenciamento genético das duas espécies porque a população da região de Honshu mantinha o costume de mumificar lobos-de-Honshu e exibi-los acima das portas, para atrair sorte. As amostras de DNA foram extraídas de alguns desses exemplares, preservados em museus.
Os mais parecidos com lobos
Há 11 mil anos, todos os canídeos atuais já estavam espalhados pelo hemisfério norte. A partir do sudeste do continente, eles migraram para toda a Eurásia e América do Norte. Os cães já formavam uma espécie distinta e acompanhavam as migrações humanas. Nessa época, muito antes da domesticação de outros animais, como cavalos, cabras e ovelhas, os cachorros primitivos já eram grandes colaboradores.
Continue a leitura no site Cães Online, parceiro do Metrópoles.