Por que os cachorros têm medo de trovões? Entenda
De acordo com pesquisadores norte-americanos, a maioria estatística dos cachorros sente medo de tempestades, raios e trovões
atualizado
Compartilhar notícia
Por que os cachorros têm medo de trovões? Raios e trovões quase sempre são acompanhados por más notícias — pelo menos quando estamos ao ar livre, longe de um abrigo adequado —. Os cachorros reagem ao barulho e à luz que acompanham as tempestades procurando esconderijos para ficar a salvo. Entenda o comportamento, que também pode ser observado em gatos e outros pets.
O medo dos trovões não é totalmente desprovido de motivos. Chuvas torrenciais causam alagamentos e deslizamentos, enquanto os relâmpagos que alcançam o solo podem destruir árvores e provocar incêndios de grandes proporções.
A sensação se torna ainda mais desagradável quando os cachorros percebem que os tutores também estão alarmados com a intensidade da chuva, dos raios e dos trovões. Eles pensam: “se os chefes da matilha estão com medo, é melhor eu me esconder o quanto antes”.
De acordo com estudos realizados ao longo da última década por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, a maioria estatística dos cães sente medo de tempestades, raios e trovões. Entre 15% e 30% dos peludos, este medo atinge o status de fobia, um pânico mórbido e irrefreável que pode demandar tratamento médico.
O papel dos sentidos
Antes de pensar: “são apenas alguns trovões”, os tutores precisam entender o ponto de vista dos cachorros. Eles estão se sentindo muito mal, querem se esconder, mas sentem que precisam auxiliar todos os membros da família.
Continue a leitura no site Cães Online, parceiro do Metrópoles.