Por que o meu gato me segue em casa? Especialistas explicam o hábito
Associações maternais e hábitos selvagens são algumas das razões que justificam esse comportamento dos gatos
atualizado
Compartilhar notícia
Alguma vez você já notou o seu gato te seguindo dentro de casa? Eles arranham a porta “pedindo” que o tutor a abra, “fazem patrulha” na entrada do banheiro, sobem nas camas… Tudo isso, acredite, tem a ver com motivos especiais da natureza felina.
Segundo a médica veterinária Fernanda Rossi, do Grupo Hospitalar Pet Support, os bichanos tendem a procurar pelas pessoas que têm a maior chance de conceder a eles algum benefício dentro de casa.
As razões podem até variar no universo felino, mas estes são os principais motivos que levam os gatos a acompanhar seus humanos na residência:
Hábitos da natureza
O felino é um dos animais de estimação que mais manteve seus instintos selvagens. Por isso, os gatos têm o costume de “defender o seu território” e até mesmo patrulhá-lo.
“Seguir o dono pode ser associado a esse patrulhamento, principalmente quando eles se esfregam nos lugares, arranham certos locais, demonstrando que aquele local faz parte do território dele”, explica a veterinária, especialista em medicina felina, Hiuane Araújo.
Associação maternal
Muitas pessoas imaginam que os gatos são donos de uma natureza mais fria, mas ao contrário do que se imagina, eles criam laços com os tutores, a ponto de ver o dono como uma fonte segura de afeto, em uma espécie de relação maternal.
De acordo com Araújo, os filhotes de gatos seguem as mães para aprender a conviver no mundo. “Como caçar, como conseguir comida, abrigo e um lugar seguro…”, exemplifica. Ao serem adotados, os pets relacionam o tutor à fonte que sana suas necessidades.
Esses animais de estimação dão muito valor aos recursos deles. E segundo Rossi, eles procuram pela casa a pessoa que frequentemente oferece esses recursos. Pode ser um sachê, comida, um petisco ou um colo, quem mais satisfaz as necessidades deles geralmente ganha o privilégio de ter esse pequeno “stalker” o perseguindo durante o dia.
Observação da rotina
Muitos tutores têm o costume, em sua rotina, de ir ao banheiro e depois alimentar ou dar atenção aos seus gatos. E a partir da observação desse comportamento, os bichanos associam esse hábito da ida ao banheiro à oferta de atenção, comida ou qualquer outro recurso positivo.