metropoles.com

Pit-bull resgatado se transforma em detetive e vira herói no Canadá

Esta é a história de Hansel, um pitbull que trabalha para a polícia em incêndios criminosos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Cães Online
Na foto, um cachorro com distintivo de policial
1 de 1 Na foto, um cachorro com distintivo de policial - Foto: Reprodução/ Cães Online

Hansel é um pit-bull que trabalha como detetive policial, mas ele não teve um começo de vida fácil. Quando tinha apenas sete semanas de idade, ele e outros 20 animais da raça foram apreendidos em uma rinha de cães em Tilbury, na área rural de Ontário (centro-leste do Canadá).

De acordo com a legislação da província, foi determinado que os cães fossem abatidos – as leis canadenses preveem a eutanásia para cães apreendidos em locais de luta; além disso, a criação da raça está proibida no país.

Felizmente, a repercussão do caso foi imensa, não apenas no Canadá, mas em todo o mundo. Ativistas dos direitos dos animais promoveram uma campanha em favor dos peludos. Danielle Eden e Rob Scheinberg, fundadores do Santuário Dog Tales, de Ontário, assumiram a defesa dos animais.

Dois anos depois, as autoridades canadenses concluíram que os cachorros apreendidos tinham direito à vida – uma vitória que produziu jurisprudência nas cortes canadenses. Os pit-bulls foram então transferidos para abrigos.

Hansel nunca lutou nas rinhas de Ontário – ele ainda era um filhote em treinamento quando foi apreendido. Todos os animais resgatados em Tilbury foram avaliados clinicamente e todos os que se mostraram fisicamente viáveis foram encaminhados a abrigos.

Mesmo assim, esses cachorros foram treinados para a luta e não sabiam conviver com humanos regularmente. Com o fim da disputa judicial, o pit-bull foi transferido para um projeto de reabilitação na Flórida (sudeste dos Estados Unidos), o Dogs Playing for Life (“cães brincando pela vida”, em tradução livre).

Trata-se de uma organização não governamental sem fins lucrativos que acolhe, trata e cuida da reabilitação de cães considerados irrecuperáveis. Ela recebe animais com problemas críticos de diversas partes dos EUA e desenvolve diversos programas para socializá-los. Depois de um ano de cuidados intensos no centro de treinamento na Flórida, Hansel foi inserido no projeto Throw Dogs Away (“jogue os cachorros fora”, em tradução livre), com sede na Filadélfia (nordeste do país). Apesar do nome, o programa é voltado para cachorros com potencial para trabalhar em operações policiais.

Leia a matéria completa no Cães Online.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?