metropoles.com

Petz promove vacinação contra raiva em domicílio durante o mês de agosto

Campanha visa ampliar a conscientização da prevenção da doença em cães e gatos e garantir a segurança dos tutores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ FreePik
Cachorro de máscara recebendo vacina
1 de 1 Cachorro de máscara recebendo vacina - Foto: Reprodução/ FreePik

O mês de agosto marca o período da campanha de vacinação contra raiva, uma doença grave que atinge animais e os seres humanos. Com o objetivo de incentivar a prevenção da raiva, a Petz irá disponibilizar em todas as unidades a vacina antirrábica para cães e gatos. E, pensando no bem-estar, conforto e segurança tanto dos pets quanto dos tutores, quem preferir pode optar pelo Zero Contato, que inclusive permite a vacinação em domicílio.

A opção Zero Contato oferece aos tutores que possam deixar seus pets numa unidade da Petz que conte com o serviço de vacinação sem nenhuma interação física; o veterinário pega o pet no carro, leva para vacinação e devolve após o procedimento. Caso o tutor não se sinta à vontade, é permitido acompanhar o procedimento, seguindo as regras de prevenção estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

A vacina será ministrada em condições especiais para todos os clientes Petz e demais interessados. Não é necessário agendar horários, basta se dirigir às lojas que disponham de centros veterinários.

A vacina

Uma das principais vacinas, a antirrábica imuniza o pet contra a raiva canina. A doença é uma zoonose grave que ataca o sistema nervoso central. Seus sintomas são agressividade, falta de coordenação motora e salivação excessiva. A doença é transmitida através da mordida de animais infectados e é fatal tanto para cachorros quanto seres humanos. Assim, a vacinação anual é obrigatória e auxilia no controle da doença.

A vacina antirrábica deve ser tomada a partir de 12 semanas de vida tanto para cães quanto gatos, de acordo com orientação do veterinário. Depois disso, deve ser reforçada anualmente, respeitando o calendário de vacinação. É administrada em uma dose única inicial com reforço anual. Para os bichanos adultos, a aplicação pode ocorrer junto da última dose da polivalente.

Vale destacar que atualmente a raiva em humanos foi praticamente erradicada no Brasil. É de vital importância administrar a vacina antirrábica nos pets, para garantir que ela continue sendo rara.

Quais os sintomas comuns?

Nos pets, a raiva provoca comportamento agressivo (por isso o nome da doença), dilatação das pupilas, hipersalivação, dificuldade para engolir, irritação, alterações na forma de andar natural, contrações e espasmos musculares faciais e paralisia dos membros. A enfermidade não tem cura e pode levar a vítima – animal ou humano – ao óbito em menos de sete dias.

Quando levar ao veterinário?

Mantenha visitas regulares ao médico veterinário e caso observe algum comportamento incomum no seu pet, consulte logo o especialista de sua confiança.

Petz

ST STN, conjunto D, bloco 2/B, S/N. Telefone: (61) 3221-7389. De segunda a domingo, das 9h às 22h. 

Epia Sul, , Lote 3 – Candangolândia. Telefone: (61) 3221-7389. De segunda a domingo, das 9h às 22h.

SIA trecho 02, Lotes 65/95 – Guará I. Telefone: (61) 3221-7389. De segunda a domingo, das 9h às 22h. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?