Pets: como impedir que aconteçam intoxicações domésticas
Alguns cuidados imediatos podem salvar a vida de cães e gatos em casos de envenenamento! Saiba como impedir que aconteça intoxicação doméstica com os pets
atualizado
Compartilhar notícia
Envenenamento em cães e gatos é comum, seja por pequenos descuidos do dono, como deixar produtos de limpeza ao alcance dos bichinhos ou, infelizmente, pela ação de pessoas mal-intencionadas. Contudo, se o pet for socorrido imediatamente da maneira certa, ele pode sobreviver sem sequelas. A veterinária Isabella Vincoletto dá dicas de como manter o animal longe dessas ciladas.
Independentemente do tipo de acidente (envenenamento, quedas, cortes), é indispensável levar o bicho ao veterinário para uma avaliação o mais rápido possível. É o profissional quem vai dar início ao tratamento correto, como a lavagem gástrica, quando necessária. Algumas clínicas veterinárias atendem 24 horas por dia. Por segurança, combine com um veterinário de confiança para que, se houver um caso urgente, ele possa atender o bichinho em qualquer horário.
Se perceber sintomas de intoxicação no animal, leve-o ao veterinário imediatamente. “Antes ou durante o trajeto, pode ser usado o carvão ativado, que impede a absorção das substâncias tóxicas. Alguns medicamentos contêm a substância, além de pectina e caulim, que protegem a mucosa intestinal”, explica Isabella.
O carvão ativado deve ser administrado nos primeiros minutos após o incidente e é útil também para envenenamento por “chumbinho”, produto comercializado ilegalmente como raticida. Alguns dos sintomas de envenenamento são vômitos, salivação e pupilas dilatadas.
Leia a matéria completa no portal Alto Astral.