Petisco comum em casa pode ser fatal aos cães; saiba qual
Embora o couro cru pareça inofensivo, a substância pode causar danos ao sistema digestivo dos cães. Veja detalhes
atualizado
Compartilhar notícia
Um veterinário emitiu um alerta urgente sobre os perigos de uma guloseima popular para cães: petisco de couro cru. Muitos tutores costumam dar o aperitivo aos seus animais de estimação para impedi-los de destruir sapatos e chinelos. A prática, no entanto, deve ser evitada para não comprometer a saúde dos peludos.
De acordo com o veterinário britânico Sean McCormack, o couro cru pode colocar os cães em perigo. Isso porque a substância é processada com outros ingredientes de origem animal que são preservados em produtos químicos e salmoura para impedir que se decomponham.
“Há um equívoco comum de que o couro cru é apenas carne seca transformada em formas divertidas para o seu cão mastigar, mas muitas vezes esse não é o caso”, explicou o veterinário ao portal WalesOnline.
Ele, então, continuou: “Uma das principais razões para evitar entregá-los ao seu amigo peludo é por causa dos produtos químicos agressivos e tóxicos nos quais eles podem ser preservados”. Ao consumir petiscos de couro cru, os cães podem ter problemas em seus sistemas digestivos.
A substância também pode quadruplicar de tamanho quando entra no estômago de um cachorro, causando um bloqueio fatal ou asfixia. Sean ainda alertou que o couro cru é bastante resistente, o que pode fraturar os dentes dos animais quando eles mordem.
Por fim, o veterinário recomendou comprar uma mastigação natural de longa duração ou uma guloseima de carne. Uma outra opção benéfica é um tapete de lamber para os cães. “A mastigação tem muitos benefícios, como aliviar a dor em filhotes que estão começando a dentição ou manter o tédio sob controle.”