Pet deve fazer xixi no jornal, tapete higiênico ou durante o passeio?
Antes de ensinar o pet a fazer xixi no lugar certo, fique por dentro de qual é a melhor opção para esse momento. Veterinário explica!
atualizado
Compartilhar notícia
Entre os muitos cuidados que um pet requer, um deles é voltado para a hora das necessidades — afinal, ele também precisa fazer xixi e cocô. Quando filhote, o momento é ainda mais cuidadoso, porque é preciso ensinar o cãozinho onde é o lugar certo disso. Mas, antes de mesmo de começar esse processo, vale pensar em qual alternativa será adotada: jornal, tapete higiênico ou levar para passear?
Atualmente, os tapetes higiênicos são os mais utilizados nos lares com pets. Além da variedade de tamanhos e preços, as populares “fraldinhas” são bastante higiênicas, visto que absorvem o xixi, evitando vazamentos, mau cheiro e sujeiras pela casa. Porém, o valor nem sempre é acessível para todos os tutores, algo que varia entre R$ 50 a R$ 90 por um pacote com 30 unidades.
É nessa questão financeira que entra o jornal, como uma alternativa de maior custo-benefício. No entanto, as folhas requerem alguns cuidados diferentes, como trocas mais frequentes devido à menor absorção e também com relação ao material. Segundo o veterinário Ricardo Garcia, o ideal é usar jornais próprios para pets, porque “o comum pode causar alergia por conter substâncias tóxicas usadas para impressão ou estar muito tempo guardados e conter ácaros”, alerta.
Como terceira opção estão os passeios, uma atividade essencial na vida dos cachorros. O médico aponta que, mesmo as saídas não sendo a principal escolha, ela deve estar associada ao outro método escolhido. Afinal, passear estimula o olfato do animal, ajudando com que ele não faça as necessidades em casa no lugar errado, além de gastar sua energia e diminuir o estresse e a ansiedade — fator importante para jornais e tapetes higiênicos não serem destruídos, viu?!
Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.