Pesquisa revela as seis raças de cães mais difíceis de adestrar
Da mesma forma que existem cães que são mais fáceis de treinar, também há raças que são consideradas as mais teimosas e difíceis de adestrar
atualizado
Compartilhar notícia
Independente da raça, todo cachorro pode ser adestrado por meios de treinos e repetições de comandos. Porém, da mesma forma que existem cães que são mais fáceis de treinar, também há raças que são consideradas as mais teimosas e difíceis de adestrar.
De acordo com um estudo da Universidade de Helsinque, na Finlândia, o bull terrier é a raça que apresenta maior resistência em seus treinos. Forte, brincalhão e temperamental, o cão é definido por especialistas e tutores como teimoso, podendo ser muito difíceis na hora de ensinar a fazer as necessidades.
Cães de trenó e parson russell terrier ocupam o segundo e terceiro lugar da lista, respectivamente. Também foi constatado que o pinscher, schnauzer e galgo — conhecidos como um dos cachorros mais antigos do mundo — são as raças mais teimosas e difíceis de adestrar.
A pesquisa foi realizada a partir da investigação das diferentes personalidades de cada espécie.
“A raça do cão é o determinante mais importante subjacente às diferenças de personalidade”, explicou uma das autoras do estudo, a cientista Milla Salonen.
Para o levantamento de dados, os pesquisadores coletaram informações sobre 11 mil cães de 300 raças, categorizados em 52 grupos diferentes.
Ao verificarem os resultados, foi constatado que uma forte ligação entre raça e sete traços de personalidade, entre eles: insegurança, foco de treinamento, agressividade/dominância, energia, sociabilidade canina, sociabilidade humana e perseverança.
Ainda de acordo com o estudo, outros fatores indicaram influenciar a treinabilidade de um cão. Cadelas, assim como os cães idosos, são mais fáceis de treinar. Por outro lado, os cachorros castrados apresentam uma maior “teimosia” do que aqueles que ainda não foram esterilizados.