metropoles.com

Pastor maremano: 7 curiosidades sobre a raça do (ex) pet do clã Bolsonaro

O cãozinho foi adotado por Michelle Bolsonaro, mas nesta terça-feira (30/06) voltou aos donos originais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Instagram
O cachorro Augusto Bolsonaro
1 de 1 O cachorro Augusto Bolsonaro - Foto: Reprodução/ Instagram

A estadia de Augusto Bolsonaro no Palácio da Alvorada foi curta. Durante 12 dias, ele desfrutou dos “mimos” de fazer parte da família do presidente da República. Contudo, o que ninguém esperava é que ele já tinha um dono.

O cachorro pastor maremano abruzês, (ex) pet de Michelle Bolsonaro, é de uma raça muito curiosa. De origem italiana, é carinhoso e era muito utilizado como cachorro de pastoreio. Acredita-se que a raça possui algum grau parentesco com o antigo Mastiff. Confira algumas curiosidades sobre o pet escolhido pela primeira-dama:

Pronto para qualquer perigo

O pastor maremano está classificado no grupo canino de pastores. Afinal, como seu próprio nome já diz, o cachorro possui uma admirável aptidão para zelar pelo rebanho. Não é à toa que essa função de tomar conta de ovelhas, bois, cabras etc. faz parte de sua trajetória. Aliás, até hoje esse velho dever continua sendo o seu atual ofício em muitas fazendas.

Outra característica importante do pastor maremano é a coragem e determinação. Ou seja, essa raça enfrenta qualquer perigo com muita destreza a fim de assegurar a sua área. Isso inclui não só o rebanho, mas a propriedade e sua família.

“Ei, humano! Eu gosto de carinho”

O pastor maremano é dócil e carinhoso. Eles não costumam “pedir carinho”, no entanto, demonstram o amor de formas mais sutis. Se engana quem interpreta seu jeitinho como frio. Na verdade, esse cão independente adora interação com seus humanos. Um carinho é sempre bem-vindo.

Casaquinho natural

A raça possui um casaco de pelo que suporta bem as baixas temperaturas. Portanto, isso possibilita que durma fora de casa, mas é mais recomendado deixá-lo perto da família. Já nos dias mais quentes, é importante prover bastante água, sombra e um local mais fresco, garantindo o seu bem-estar. E todos os dias, forneça muito exercício físico e carinho.

“Cão para toda obra”

Ser trabalhador está no instinto do pastor maremano. Por isso, uma curiosidade que chama a atenção é que ele pode ficar sozinho por longas horas desde que tenha uma ocupação. Contudo, sem um “emprego”, o pastor maremano sofre e pode usar a sua inteligência e força para inventar um ofício bastante destruidor em casa.

5 imagens
Ele se perdeu e foi resgatado por uma ONG, que não achou os donos originais e o colocou para adoção
Ele passou 12 dias no Palácio da Alvorada
E ostentava uma conta no Instagram com mais de 5 mil seguidores
Ele já está com os verdadeiros donos
1 de 5

O ex cão da família Bolsonaro foi adotado por Michelle

Reprodução/ Instagram
2 de 5

Ele se perdeu e foi resgatado por uma ONG, que não achou os donos originais e o colocou para adoção

Reprodução/ Instagram
3 de 5

Ele passou 12 dias no Palácio da Alvorada

Reprodução/ Instagram
4 de 5

E ostentava uma conta no Instagram com mais de 5 mil seguidores

Reprodução/ Instagram
5 de 5

Ele já está com os verdadeiros donos

Reprodução/ Instagram
Reconhecimento

Embora o American Kennel Club não reconheça o pastor maremano, a raça está classificada no Guardian Dog pelo United Kennel Club, pelo Pastoral Group pelo UK Kennel Club e pela Confederação Brasileira de Cinofilia.

Pastoreio em casal

O pastor maremano é conhecido por sua independência e inteligência. Por muito tempo, esse cachorro atuou sozinho, zelando pelo rebanho. Todavia, a atuação da raça alcança níveis de excelência quando trabalha em casal. A conexão entre a fêmea e o macho é criada rapidamente, e juntos se tornam uma forte equipe.

Quer um na sua casa?

Quem se encantou e se identificou com essa raça, já fica imaginando ter um. Aí vem a dúvida: quanto custa um pastor maremano filhote? O preço pode variar de R$ 500 a R$ 7 mil — o valor foi calculado com base no preço de filhotes da raça nos principais sites de venda do país.

Antes de decidir comprar um cachorro, lembre-se que existem muitos animais abandonados nas ruas ou resgatados por ONGs à procura de uma família amorosa. Adotar é tudo de bom!

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?