Ovo de tubarão existe? Saiba se há espécies que nascem dessa forma
Após investigado dizer que tubarão apreendido era resultado da compra de um ovo, ficou o questionamento sobre essa façanha da natureza
atualizado
Compartilhar notícia
Flagrado com animais exóticos, entre eles três tubarões, um homem admitiu à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), nesta sexta-feira (17/7), que o tubarão-lixa apreendido em sua casa teria sido resultado da compra de um ovo. E, fora a surpresa pela quantidade de animais encontrados na casa do investigado, muita gente ficou descrente com a desculpa do suspeito e espantada com a ideia de tubarão colocar ovos. Pode mesmo?
A resposta é sim e, inclusive, estão entre os tipos de ovos mais exóticos. No entanto, não são todas as espécies de tubarão que têm essa capacidade, apenas as espécies ovíparas (que botam ovos) e as ovovivíparas (que retêm os ovos no oviduto). Segundo a ONG WWF, um exemplo é o tubarão-bambu–de-faixa-marrom (Chiloscyllium punctatum). A espécie, que atinge pouco menos de 1 metro de comprimento, habita recifes de coral costeiros e fundos arenosos, e é ovípara, ou seja, as fêmeas maduras botam ovos.
Tubarões-lixa (Ginglymostoma cirratum), como o encontrado na casa do investigado por tráfico de animais em Vicente Pires, podem medir até 4 metros de comprimento. As fêmeas têm entre 1,2 metro e 3 metros. Segundo o Projeto Tamar, que cuida de tubarões-lixa na Praia do Forte (BA) desde 1999, a gestação é um pouco diferente e dura de 5 a 6 meses.
Os ovos se desenvolvem nas cavidades uterinas e, após certo tempo, eclodem, ovos-cápsulas vazios são expelidos na água e o desenvolvimento continua na cavidade uterina do tubarão fêmea. Dali, nascem cerca de 30 a 40 filhotes por cria.
Outras espécies ovíparas são o tubarão-chifre (Heterodontus francisci) e os tubarões da família Scyliorhinidae, que têm mais de 100 espécies descritas.
Ovo bizarro
E, para quem já está imaginando um ovo de forma arredondada, como os comuns de aves, com casca branca ou mesclada, já pode esquecer: ovos de tubarão têm uma aparência um tanto bizarra e sequer se assemelham a qualquer ovo convencional que já se tenha visto por aí.
Os ovos de tubarão também possuem formas mais exóticas, alguns com camadas espirais, em tons de negro plastificado, como se fossem “botões de rosas negras”, com suas pétalas sobrepostas.
Em geral, os ovos têm cores escuras, como marrom e preto, mas algumas espécies podem colocar ovos multicoloridos, em tons como amarelo, rosa ou roxo.
Tráfico de animais exóticos
Após a repercussão do caso envolvendo o estudante de medicina veterinária Pedro Henrique Krambeck, 22 anos, picado por uma cobra Naja, a PCDF tem recebido inúmeras denúncias sobre o paradeiro de animais exóticos criados sem autorização. Ao menos 18 cobras foram apreendidas desde então.
O proprietário do tubarão-lixa mantinha em um cativeiro clandestino cinco jiboias, duas cobras Pítons, um teiú e uma moreia. Ele apresentou documentação apenas para justificar a posse de uma jiboia e do teiú.
O flagrante ocorreu após a Delegacia de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes Contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente (Dema) receber denúncia anônima.
O suspeito responderá pelos crimes de maus-tratos, posse de espécie silvestre sem autorização e introdução de espécie animal no país sem licença. Se somadas as penas, ele poderá ficar detido por até 3 anos. Todos os delitos preveem aplicação de multa.
(Com informações de Mirelle Pinheiro e Victor Fuzeira)