Outubro Rosa: pets também sofrem de câncer de mama e merecem cuidados
Veterinários explicam que o mês de conscientização da doença também acontece no mundo animal; saiba mais
atualizado
Compartilhar notícia
O mês de outubro é responsável pelas luzes cor-de-rosa na cidade, usadas como um lembrete sobre o câncer de mama e a importância de prevenir, diagnosticar e tratar a doença. Mas você sabia que essa campanha não contempla apenas os humanos? O mundo pet também recebe os tons rosados nessa época do ano para conscientizar os tutores a levarem seus bichinhos de estimação até o veterinário e realizar exames preventivos, uma vez que esse tipo de câncer também acomete os animais — principalmente gatas e cadelas.
“O câncer de mama em animais ainda é um dos motivos pelos quais as fêmeas mais morrem no Brasil. De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária, a doença é muito comum em cães e gatos, atingindo cerca de 45% das cadelas e 30% das felinas”, salienta o médico veterinário Carlos Moraes.
Segundo Carlos, raças puras são mais suscetíveis ao surgimento de neoplasias. Algumas delas, inclusive, têm maior incidência de tumores nas glândulas mamárias, conforme apontam estudos. Com risco aumentado, ele cita Poodles, English Spaniel, Brittany Spaniel, Boxer, English Setter, Pionter, Fox Terrier, Boston Terrier e Cocker Spaniel. Já Rey Hound, Beagle e Chihuahua apresentam menor chance de acometimento.
Leia a matéria completa no portal Alto Astral.