Outubro Rosa: como identificar o câncer de mama em cães e gatos
O oncologista Dr. Bruno Roque, do Hospital AmarVet’s, alerta sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama em pets
atualizado
Compartilhar notícia
O mês de outubro é marcado pela campanha do “Outubro Rosa”, que visa conscientizar as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Mas você sabia que essa doença também pode afetar os nossos amigos de quatro patas? Pois é!
De acordo com o veterinário e oncologista Dr. Bruno Roque, do Hospital AmarVet’s, o câncer de mama é o tumor mais comum em cadelas e o terceiro mais comum em gatas.
“Cerca de 50% dos tumores de mama em cadelas são malignos e em gatas essa incidência aumenta para 80%, podendo se espalhar para outros órgãos, como pulmões, fígado e ossos”, alerta.
Segundo o especialista, existem fatores genéticos e fatores externos como a exposição contínua a carcinógenos ambientais que, ao longo da vida do paciente, potencializam a carcinogênese.
Sintomas da doença
Os sintomas do câncer de mama em pets podem variar de acordo com o tipo e o estágio do tumor. Os sinais mais comuns são a presença de nódulos ou massas nas mamas ou na região inguinal ou axilar, que podem ser palpáveis ou visíveis.
Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.