Obesidade representa grave risco à saúde dos pets; veja como evitar
Confira orientações essenciais para ajudar a controlar o peso dos pets e contribuir para a saúde e bem-estar de gatos e cães
atualizado
Compartilhar notícia
A obesidade é um problema que também atinge os pets. Fatores como nutrição desbalanceada, falta de atividade física e predisposição genética favorecem o desenvolvimento dessa condição.
Para prevenir outros problemas de saúde associados à doença, como diabetes e complicações ortopédicas e cardiorrespiratórias, é fundamental que os tutores busquem orientação para a manutenção de um peso saudável, lembra a veterinária Priscila Rizelo.
“É sempre importante lembrar que é responsabilidade do tutor garantir ao pet uma alimentação, ambiente e rotina saudáveis. O desafio de manter o peso corporal ideal dos animais é diário, e a nutrição adequada tem influência direta na saúde dos gatos e cães”, destaca.
De acordo com Priscila, adotar uma abordagem responsável em relação à dieta e ao estilo de vida pode ajudar a prevenir condições como a obesidade em pets e proporcionar uma vida mais longa e saudável. Abaixo, a profissional elencou três dicas práticas para manter o seu pet em forma.
Cuidados para evitar a obesidade em pets
Consultas veterinárias regulares
Check-ups periódicos são essenciais para monitorar o peso do pet e identificar fatores de risco precocemente. O veterinário pode oferecer orientações personalizadas e ajustar a dieta conforme necessário para garantir a saúde ideal do animal.
Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.