Obesidade em pets: saiba como identificar e ajudar seu bichinho
Assim como em seres humanos, a obesidade também pode aparecer em pets; confira tudo que um tutor deve saber sobre a doença
atualizado
Compartilhar notícia
Não é só em seres humanos que a obesidade é uma doença que merece atenção. Os animais também podem estar fora do peso recomendado, o que facilita o aparecimento de vários problemas de saúde. Se, entre os humanos, 57,2% estão acima do peso, no mundo dos pets estudos revelam que em média 35% dos cães e gatos vivem com essa questão.
A obesidade em pets é mais comum em certas raças. Segundo a médica-veterinária Aline Ambrogi, alguns destaques entre os cães são os pugs, beagles, bulldogues, dachshunds, labradores, goldens e rottweilers. Já no caso dos felinos, os gatos sem raça definida (SRD) são os mais predispostos.
Para os tutores, é muito importante saber mais sobre a doença e, assim, conseguir ajudar melhor seu animalzinho a evitar ou, se necessário, tratar a obesidade. Confira informações importantes sobre o tema a seguir:
Causas da obesidade em pets
Aline explica que uma dieta inadequada e sedentarismo são as principais causadas da obesidade entre os animais.
“A causa mais comum e responsável pelos pets estarem acima do peso é a dieta inadequada, quando o animal ingeri na sua alimentação mais calorias do que se gasta. A soma da alimentação inadequada e a ausência de atividade física faz com que o pet ganhe peso”, salienta a docente do curso de medicina veterinária da UniFAJ, do Grupo UniEduK.
Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.