metropoles.com

O que os tutores precisam saber antes de adestrar um pit-bull em casa

Algumas dicas de adestramento podem te ajudar a criar um pit-bull dócil e brincalhão. Confira!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
mulher beijando um pit-bull
1 de 1 mulher beijando um pit-bull - Foto: Getty Images

O pit-bull é um dos cães contemporâneos mais temidos e o medo não é sem motivo: a raça foi desenvolvida para lutar com outros cães (“pit”, em inglês, significa “rinha”) e, nos cruzamentos seletivos, foram usados cães agressivos. Mas um cachorro para a família deve ser confiante, brincalhão e amoroso — existem algumas regras para criar um pit-bull para se tornar um animal dócil e agradável.

Apenas os cachorros empregados em operações policiais e de segurança devem ser treinados para ataque e defesa; mesmo assim, somente depois de terem assimilado os comandos de obediência. Caso eles sejam estimulados primeiramente para a agressividade, esta será a base com que absorverão outros aprendizados.

O pit-bull atualmente é adotado como cão de companhia: as rinhas estão proibidas em quase todos os países. O tutor é responsável por todos os atos dos animais domésticos e de estimação. Por isso, além de um cão bravo ser desagradável e intimidador, também pode acarretar problemas jurídicos para a família, sem falar de acidentes dentro de casa.

Esta raça é indicada para pessoas com experiência no convívio com cachorros. Os tutores devem ser firmes e exercer claramente a liderança do grupo familiar. Os cachorros não se incomodam com a postura de submissão: para eles, esse status é garantia de alimento, abrigo, segurança, etc.

Dicas de adestramento do pit-bull

Treinar um pit-bull para ser dócil segue as mesmas diretrizes do aprendizado de todos os cães. Os tutores devem ser apenas mais firmes, mas muito pacientes: a raça não é indicada para pessoas que nunca conviveram com cachorros ou são muito permissivas na parceria.

Continue a leitura no site Cães Online, parceiro do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?