O que faz os cães serem animais tão amigáveis?
De acordo com um novo estudo, os cachorros de estimação têm alterações em seus genes que os tornam mais sociáveis do que os lobos
atualizado
Compartilhar notícia
Os cães são animais conhecidos como “os melhores amigos do homem” e sempre dão provas disso. Os cachorros conseguem se dar bem tanto com humanos quanto com animais de espécies bem diferentes da sua.
Nós sabemos que eles são carinhosos e bastante amorosos, mas você sabe qual o motivo que faz dos cães animais tão amigáveis? De acordo com um novo estudo, os cachorros de estimação têm alterações em seus genes que os tornam mais sociáveis do que os lobos.
Pesquisas também mostram que os cães são mais amigáveis do que lobos criados em circunstâncias semelhantes, geralmente prestando mais atenção aos humanos e seguindo direções e comandos de forma mais eficaz.
Bridgett Von Holdt é uma bióloga evolutiva de Princeton que estudou nos últimos três anos, junto com colegas, a base genética subjacente para comportamento social em cães e lobos.
Seus estudos chegaram a informações intrigantes: cães hipersociais carregam variantes de dois genes chamados GTF2I e GTF2IRD1. Em seres humanos, a exclusão desses genes causa a Síndrome de Williams, uma condição rara que deixa a pessoa com predisposição a ter dificuldades cognitivas e ser hipersocial.
A bióloga suspeita que as variantes de genes em cães, porém, inibem sua função normal, levando aos mesmos problemas observados nas pessoas que sofrem com a Síndrome de Williams.
Leia a matéria completa no Portal do Dog.