O que é fadiga do bigode, doença que pode causar desnutrição em gatos
A doença atinge felinos e pode provocar também desidratação e graves problemas gastrointestinais
atualizado
Compartilhar notícia
Além de tornar os gatos ainda mais fofos, os bigodes desses animais têm uma função sensorial para eles. É através desses fios grossos e duros que os cérebros dos felinos recebem diversos tipos de informações sobre o espaço e movimento. Mas, como nada em excesso faz bem, muitas informações sensoriais podem levar os pets a sofrerem com a fadiga do bigode.
A doença costuma surgir quando eles roçam muito os bigodes nas laterais de comedouros inadequados para eles. Assim, o cérebro dos bichanos recebe muitos sinais e gera estresse no sistema nervoso.
De acordo com a CEO do It Pet, Mariana Castro, quando gatos apresentam relutância para comer ou beber, eles podem estar dando sinais de desconforto que precisam ser avaliados. “Um distúrbio dessa natureza, quando desapercebido, pode causar desnutrição, desidratação e até graves problemas gastrointestinais”, explica a especialista.
Ela ressalta que o ideal para evitar esse tipo de problema é oferecer aos felinos comedouros adequados, como fontes de água corrente e vasilhas mais rasas e largas.
E faz um alerta: “Jamais, em hipótese alguma, corte os bigodes do seu gato! Não me canso de repetir: observe seu pet, sempre. Ele te dirá tudo o que você precisa saber para dar a ele uma melhor qualidade de vida e muito amor.”