Morre Keto, orca de 29 anos que passou a vida em cativeiro
A orca morreu em um parque aquático em Tenerife, na Espanha; a causa ainda não foi divulgada
atualizado
Compartilhar notícia
Morreu aos 29 anos a orca Keto, que realizava apresentações performáticas no SeaWorld, grupo de parques aquáticos nos Estados Unidos. Ela nasceu no parque e era embaixadora da sua espécie, título dado pela organização. A causa ainda não foi divulgada.
O animal estava no Loro Parque, localizado em Tenerife, nas Ilhas Canárias. No site oficial, a instituição afirma que Keto estava mostrando sinais de desconforto há dias. De acordo com o parque, a equipe veterinária do local tomou todas as medidas possíveis para reverter a situação, e no entanto não tiveram sucesso.
“Conduzimos um exame patológico completo em colaboração com especialistas da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria para determinar a causa de sua morte”, descreveram.
Keto passou a vida inteira em cativeiro, sendo acompanhado pelos funcionários do local e treinado para as apresentações públicas. Em 2009, a orca atacou gravemente seu treinador, que acabou falecendo.
De acordo com informações divulgadas pelo site Daily Mail, a orca apresentava “sinais não naturais” no parque, chegando a morder concreto, o que causou o desgaste parcial dos seus dentes, além de parecer flutuar sem rumo por tédio e angústia.
Cerca de 21 veterinários participaram da necropsia. Pode levar até uma semana para que a análise sobre a causa da morte seja concluída.