Minicavalo viaja na primeira classe de avião e choca passageiros
Foi a primeira viagem do animal. Mulher conta que o treinou por cerca de um ano para se adaptar às viagens de avião
atualizado
Compartilhar notícia
Uma treinadora de Michigan, no centro-oeste dos Estados Unidos, deixou passageiros chocados ao embarcar com um minicavalo na primeira classe de um voo para a Califórnia.
Segundo o jornal o WXMI, Ronica Froese iniciou uma série de voos em 7 de fevereiro com seu companheiro equino Fred, que foi especialmente treinado por ela para fazer a viagem a grandes altitudes.
“Esta foi a nossa primeira viagem de avião. Fred viajou vários milhares de quilômetros no meu veículo, mas esta foi a primeira vez no ar”, disse Ronica Froese ao canal televisivo Pix.
Froese, que é treinadora especializada, criou Fred para ser cavalo de serviço, geralmente terapêutico. Segundo ela, o animal é francamente mais bem treinado do que a maioria dos cães.
Ele passou cerca de um ano em treinamento, para que estivesse preparado para lidar com qualquer situação em viagens. “Comprei dois assentos de primeira classe, mas o fiz porque era a primeira vez de Fred e queria que ele se sentisse confortável, que tivesse mais espaço.”
Apesar da surpresa causada aos demais passageiros, a viagem ocorreu sem problemas. “Obrigado a todos os passageiros que educadamente pediram para tirar uma foto e educadamente fizeram boas perguntas. Fico feliz em dizer que em todas as nossas viagens 90% do público foi respeitoso e agradável”, comentou.
No Facebook, ela fez um longo relato sobre a experiência inédita para o minicavalo. “Fred se comportou exatamente como eu o treinara para se comportar e sinto que representávamos orgulhosamente a pequena comunidade de cavalos de serviço em miniatura. Ele foi a representação perfeita de um animal de serviço treinado”, elogiou.
Viagem permitida por enquanto
Com as negociações de regulamentações potencialmente mais rigorosas do Departamento de Transportes dos EUA, sobre as quais espécies de animais podem voar, Froese espera que a viagem de Fred sirva de modelo para mostrar que a espécie pode viajar tranquilamente como qualquer animal de estimação.
Ela acrescentou que alguns passageiros frequentemente abusam das regras sobre animais a bordo, mas para pessoas como ela, que transporta um animal de serviço, a autorização nos voos é extremamente necessária e espera que a primeira experiência de viagem aérea de Fred não seja a última.