Luto: como sobreviver à perda dos pets?
Como sobreviver a perda de um bichinho amado? O período de luto é difícil e requer muita força
atualizado
Compartilhar notícia
O luto é o tempo necessário que uma pessoa leva para entender o verdadeiro sentido da perda. Para muitas pessoas, a morte do pet é algo devastador e que às vezes pode ser necessário a ajuda de profissionais da saúde para superar esse momento.
Segundo a veterinária Marina Bueno, da Animal Place, quando o óbito ocorre por motivo de doença e o animal já estava passando por algum tratamento, a aceitação acaba sendo mais rápida. “Quando o quadro do animal evolui de forma crítica e o prognóstico vai deixando de ser favorável, esse é o momento em que o tutor começa se preparar para a despedida”, afirma.
Marina ainda explica que algumas doenças são altamente infecciosas, como por exemplo, a Cinomose e a Parvovirose e que, em casos como estes, é necessário desfazer de todos os pertences do animal. “Sempre peça orientação para um veterinário. Dependendo da doença, além de se desfazer dos pertencentes pessoais do pet, é importante realizar uma desinfecção no ambiente em que ele vivia e, às vezes, evitar manter outros animais no local por meses”, diz.
“Em outros casos, não existe o momento certo para se desfazer desses itens, mas quando o tutor estiver preparado, a doação para outros animais é uma ação muito bem-vinda”, finaliza a profissional.
Leia a matéria completa no portal Alto Astral.