Big “Dog” Brasil? Jovem cria reality para estimular a adoção de pets
O paulistano Gabriel Chaves, de 31 anos, criou o perfil do Instagram Casa do Vira-Lata para incentivar a adoção de cães e gatos de rua
atualizado
Compartilhar notícia
Frumela, Tina e Pablo são protagonistas de um reality show animal no qual o grande prêmio é ser eliminado (adotado) o mais rapidamente possível. A mente por trás dessa brilhante iniciativa é Gabriel Chaves, um paulistano de 31 anos que criou o perfil do Instagram Casa do Vira-Lata para estimular a adoção de cães e gatos de rua.
Embora Gabriel sempre tenha tido uma conexão com os animais, foi em 2020 que a Casa do Vira-Lata nasceu, impulsionada pela necessidade de engajar de forma direta com os pets. A iniciativa tem conquistado muitas pessoas que, agora, acompanham o dia a dia dos bichos como um verdadeiro programa de TV.
“Em 2013, perdi minha mãe e senti um vazio, uma necessidade em ser útil de alguma forma. Foi então que eu comecei a me relacionar com a proteção animal, de maneira tímida e aos poucos. Então, com o tempo, fui ganhando mais segurança e em 2020 criei a Casa do Vira-Lata”, explica ao Metrópoles.
A rotina dos companheiros de quatro patas já atraiu a atenção de 150 mil pessoas no Instagram. O que torna tudo ainda mais gratificante é que, desde a criação do perfil, Gabriel deu um novo lar para mais de 1000 animais. A cada ano, são concretizadas mais de 300 adoções.
Casa do Vira-Lata
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o Brasil tenha cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas, sendo aproximadamente 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos. Além disso, cerca de 4 milhões de animais estão em abrigos e ONGs.
Pensando nisso, Gabriel encontrou uma forma criativa e consciente de combater esses números alarmantes. O protetor transformou a jornada de resgate, reabilitação e adoção dos pets de rua em um verdadeiro espetáculo virtual, dando a oportunidade das pessoas verem a transformação dos animais.
“A ideia de criar a Casa do Vira-Lata foi uma estratégia orgânica para aumentar os apelos de adoções. As pessoas assistem e se identificam com os animais. Isso as aproxima dos bichos e felicita a adoção”, relata o jovem, que mora no município de Guarulhos, em São Paulo.
Todos os dias, Gabriel compartilha vídeos de sua rotina com os animais. Isso inclui brincadeiras, cuidados e até os estresses. “Tudo vira conteúdo, é importante que as pessoas acompanhem o dia a dia dos bichos de rua, afinal, a vida não é só flores.”
“Resgatar, cuidar e doar”
Questionado sobre o resgate mais emocionante ao longo do projeto, Gabriel diz que foi a vira-lata Shiva. Segundo ele, a cadela de porte médio foi encontrada sem os movimentos das patas e se arrastando pelo chão.
Para o paulistano, o caso representou não só um desafio, mas também uma oportunidade de demonstrar o poder de transformação e amor que a Casa do Vira-Lata representa. Felizmente, a Shiva foi adotada em 2019.
“Eu a resgatei e comprei um piso para colocar na minha garagem para ela não se arrastar mais. Foi depois disso que entendi claramente minha missão: resgatar, cuidar e doar para poder ajudar outros animais. Brinco que se eu doei a Shiva, eu posso doar qualquer um outro resgatado”, diz, emocionado, ao Metrópoles.
Adotar é tudo de bom
Uma história que se destaca entre as muitas conquistas da Casa do Vira-Lata é a da família Bianchi, que conheceu a página em 2020. À época, Del Morilla, de 53 anos, e o marido Diego, de 54, tinham perdido um cãozinho, o Caramelo, quando eles viram um vídeo do resgate da Trude no perfil do projeto.
“Ela havia sido atropelada, tinha uma patinha quebrada e havia tido filhotes, tudo isso na rua. O Gabriel levou ela ao veterinário, cuidou, fez sua castração e a deixou prontinha para adoção. Foi quando entramos no processo porque nos apaixonamos imediatamente.”
O casal ficou no aguardo da resposta até que, no dia primeiro de janeiro de 2021, veio a grande notícia. “Fomos selecionados! Foi um dos dias mais felizes de nossa vida e tudo isso graças ao Gabriel e ao lindo trabalho da Casa do Vira-Lata. Ter um pet é muito amor, mas muita responsabilidade também. É para a vida toda.”
Desde então, a Trude (@eu.sou.a.trude) é a rainha da casa. Del Morilla e Diego oferecem a ela uma alimentação balanceada, passeios regulares, creche para socialização e todas as outras coisas que um pet tem direito. Acima de tudo, a doguinha recebe outra coisa muito importante: amor e carinho.
Ajuda financeira
A Casa do Vira-Lata possui um plano de assinaturas no qual a pessoa pode doar R$ 1 por mês para ajudar com os custos de luz, água, produtos de limpeza e ração, entre outros itens. Além disso, o projeto disponibiliza uma chave PIX e também realiza rifas. Clique aqui para mais informações.
Quer adotar? Veja o processo
O processo de adoção é somente por WhatsApp. Por lá, Gabriel e sua equipe administram um canal exclusivo para atender os potenciais tutores. Com tudo pronto, o animal é levado até o novo lar, onde um termo de compromisso é assinado. Saiba mais informações sobre os animais disponíveis neste link ou pelo número (11) 94298-6781.