metropoles.com

Big “Dog” Brasil? Jovem cria reality para estimular a adoção de pets

O paulistano Gabriel Chaves, de 31 anos, criou o perfil do Instagram Casa do Vira-Lata para incentivar a adoção de cães e gatos de rua

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Chaves/Imagem cedida ao Metrópoles
Foto colorida de homem segurando um gato - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de homem segurando um gato - Metrópoles - Foto: Gabriel Chaves/Imagem cedida ao Metrópoles

Frumela, Tina e Pablo são protagonistas de um reality show animal no qual o grande prêmio é ser eliminado (adotado) o mais rapidamente possível. A mente por trás dessa brilhante iniciativa é Gabriel Chaves, um paulistano de 31 anos que criou o perfil do Instagram Casa do Vira-Lata para estimular a adoção de cães e gatos de rua.

Embora Gabriel sempre tenha tido uma conexão com os animais, foi em 2020 que a Casa do Vira-Lata nasceu, impulsionada pela necessidade de engajar de forma direta com os pets. A iniciativa tem conquistado muitas pessoas que, agora, acompanham o dia a dia dos bichos como um verdadeiro programa de TV.

5 imagens
O jovem mora em Guarulhos, município de São Paulo
Ele decidiu criar um reality show animal
E deu o nome de Casa do Vira-Lata
Gabriel resgata cães e gatos de rua com o intuito de dar um lar à eles
1 de 5

Gabriel Chaves tem 31 anos

Gabriel Chaves/Imagem cedida ao Metrópoles
2 de 5

O jovem mora em Guarulhos, município de São Paulo

Gabriel Chaves/Imagem cedida ao Metrópoles
3 de 5

Ele decidiu criar um reality show animal

Gabriel Chaves/Imagem cedida ao Metrópoles
4 de 5

E deu o nome de Casa do Vira-Lata

Gabriel Chaves/Imagem cedida ao Metrópoles
5 de 5

Gabriel resgata cães e gatos de rua com o intuito de dar um lar à eles

Gabriel Chaves/Imagem cedida ao Metrópoles

“Em 2013, perdi minha mãe e senti um vazio, uma necessidade em ser útil de alguma forma. Foi então que eu comecei a me relacionar com a proteção animal, de maneira tímida e aos poucos. Então, com o tempo, fui ganhando mais segurança e em 2020 criei a Casa do Vira-Lata”, explica ao Metrópoles.

A rotina dos companheiros de quatro patas já atraiu a atenção de 150 mil pessoas no Instagram. O que torna tudo ainda mais gratificante é que, desde a criação do perfil, Gabriel deu um novo lar para mais de 1000 animais. A cada ano, são concretizadas mais de 300 adoções.

Casa do Vira-Lata

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o Brasil tenha cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas, sendo aproximadamente 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos. Além disso, cerca de 4 milhões de animais estão em abrigos e ONGs.

Pensando nisso, Gabriel encontrou uma forma criativa e consciente de combater esses números alarmantes. O protetor transformou a jornada de resgate, reabilitação e adoção dos pets de rua em um verdadeiro espetáculo virtual, dando a oportunidade das pessoas verem a transformação dos animais.

Foto colorida de homem segurando um gato - Metrópoles
“Não existe animais de rua, existem animais nas ruas e eles precisam de nós”, diz

“A ideia de criar a Casa do Vira-Lata foi uma estratégia orgânica para aumentar os apelos de adoções. As pessoas assistem e se identificam com os animais. Isso as aproxima dos bichos e felicita a adoção”, relata o jovem, que mora no município de Guarulhos, em São Paulo.

Todos os dias, Gabriel compartilha vídeos de sua rotina com os animais. Isso inclui brincadeiras, cuidados e até os estresses. “Tudo vira conteúdo, é importante que as pessoas acompanhem o dia a dia dos bichos de rua, afinal, a vida não é só flores.”

“Resgatar, cuidar e doar”

Questionado sobre o resgate mais emocionante ao longo do projeto, Gabriel diz que foi a vira-lata Shiva. Segundo ele, a cadela de porte médio foi encontrada sem os movimentos das patas e se arrastando pelo chão.

Para o paulistano, o caso representou não só um desafio, mas também uma oportunidade de demonstrar o poder de transformação e amor que a Casa do Vira-Lata representa. Felizmente, a Shiva foi adotada em 2019.

Foto colorida de homem com um gato e um cachorro - Metrópoles
Gabriel Chaves

“Eu a resgatei e comprei um piso para colocar na minha garagem para ela não se arrastar mais. Foi depois disso que entendi claramente minha missão: resgatar, cuidar e doar para poder ajudar outros animais. Brinco que se eu doei a Shiva, eu posso doar qualquer um outro resgatado”, diz, emocionado, ao Metrópoles.

Adotar é tudo de bom

Uma história que se destaca entre as muitas conquistas da Casa do Vira-Lata é a da família Bianchi, que conheceu a página em 2020. À época, Del Morilla, de 53 anos, e o marido Diego, de 54, tinham perdido um cãozinho, o Caramelo, quando eles viram um vídeo do resgate da Trude no perfil do projeto.

“Ela havia sido atropelada, tinha uma patinha quebrada e havia tido filhotes, tudo isso na rua. O Gabriel levou ela ao veterinário, cuidou, fez sua castração e a deixou prontinha para adoção. Foi quando entramos no processo porque nos apaixonamos imediatamente.”

3 imagens
Trude em frente à piscina
Trude descansando na caminha
1 de 3

A família Bianchi com Gabriel e Trude

@eu.sou.a.trude/Instagram/Reprodução
2 de 3

Trude em frente à piscina

@eu.sou.a.trude/Instagram/Reprodução
3 de 3

Trude descansando na caminha

@eu.sou.a.trude/Instagram/Reprodução

O casal ficou no aguardo da resposta até que, no dia primeiro de janeiro de 2021, veio a grande notícia. “Fomos selecionados! Foi um dos dias mais felizes de nossa vida e tudo isso graças ao Gabriel e ao lindo trabalho da Casa do Vira-Lata. Ter um pet é muito amor, mas muita responsabilidade também. É para a vida toda.”

Desde então, a Trude (@eu.sou.a.trude) é a rainha da casa. Del Morilla e Diego oferecem a ela uma alimentação balanceada, passeios regulares, creche para socialização e todas as outras coisas que um pet tem direito. Acima de tudo, a doguinha recebe outra coisa muito importante: amor e carinho.

Ajuda financeira

A Casa do Vira-Lata possui um plano de assinaturas no qual a pessoa pode doar R$ 1 por mês para ajudar com os custos de luz, água, produtos de limpeza e ração, entre outros itens. Além disso, o projeto disponibiliza uma chave PIX e também realiza rifas. Clique aqui para mais informações.

Foto colorida de homem e um cachorro no colo - Metrópoles
Gabriel com os animais resgatados

Quer adotar? Veja o processo

O processo de adoção é somente por WhatsApp. Por lá, Gabriel e sua equipe administram um canal exclusivo para atender os potenciais tutores. Com tudo pronto, o animal é levado até o novo lar, onde um termo de compromisso é assinado. Saiba mais informações sobre os animais disponíveis neste link ou pelo número (11) 94298-6781.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?