Ingrediente oculto em petisco pode ser mortal aos cães; saiba qual
Segundo uma associação inglesa, o xilitol é uma substância venenosa para os cães e pode ser encontrada em uma guloseima oferecida aos pets
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das maiores instituições inglesas sem fins lucrativos de proteção animal alertou sobre um ingrediente oculto em petisco que pode ser mortal aos cães. Reconhecida internacionalmente, a Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA) emitiu um aviso sobre o xilitol, afirmando que a substância é venenosa para os pets.
Também conhecido como E967, o xilitol é um açúcar natural encontrado em plantas, frutas e vegetais. A substância é comumente usada como uma alternativa para adoçar os alimentos devido ao fato de ter 40% menos calorias e um baixo índice glicêmico.
Além do uso em chicletes e outros itens sem açúcar, a exemplo do creme dental, o xilitol também tem sido utilizado em algumas marcas de pasta de amendoim. Muitos tutores de cães costumam dar o produto como guloseima aos pets, o que pode causar graves problemas de saúde.
“O xilitol pode ser extremamente perigoso para os cães porque causa uma queda muito rápida no açúcar no sangue e, posteriormente, há o risco de danos ao fígado”, explicou um porta-voz da RSPCA. “Os sintomas podem surgir dentro de 1 hora após a ingestão, embora em alguns casos possa haver um atraso de 12 horas.”
A queda repentina de açúcar no sangue pode causar hipoglicemia, resultando em vômitos, convulsões e até morte. “É um veneno secreto, pois muitas pessoas simplesmente não estão cientes dos perigos. É muito importante que os tutores estejam cientes sobre os perigos do xilitol para os cães”, disse.
Por fim, a instituição recomendou verificar os ingredientes de qualquer alimento oferecido ao pet. Caso o tutor tenha dúvidas de que o cão comeu algo que não deveria, é preciso levá-lo ao veterinário imediatamente.