IA pode ajudar a traduzir sons e expressões faciais de gatos. Entenda
A inteligência artificial será capaz de traduzir o que os gatos tentam comunicar aos seus tutores
atualizado
Compartilhar notícia
O sonho de entender o que os animais pensam ou “falam” está prestes a se tornar realidade. Isso porque a inteligência artificial está sendo usada por cientistas da Universidade de Lincoln, na Inglaterra, para tentar traduzir sons e expressões faciais de gatos.
Em entrevista ao jornal norte-americano The Guardian, Daniel Mills, professor de medicina veterinária comportamental, explicou a base do estudo. “A inteligência artificial poderia ser uma ferramenta valiosa para ampliar nossa compreensão do que os animais estão tentando nos comunicar”.
Pode não parecer, mas os gatos produzem uma variedade de expressões faciais quando interagem com humanos. O interessante é que os pesquisadores descobriram em um estudo, realizado nesta semana, que os felinos usam outras expressões distintas para interagir com outros gatos.
Mills ainda destacou a complexidade das manobras faciais dos felinos, acrescentando que a nova tecnologia poderia ajudar a desvendá-las. “Como este artigo sugere, há uma riqueza muito maior nas expressões dos gatos do que imaginamos e a IA é boa na classificação de imagens”.
Além de analisar os felinos, a inteligência artificial está sendo usada para monitorar outros animais, a exemplo de cães e cavalos, para seu bem-estar. “Na verdade, eles podem fazer um exame diário de saúde para ver o quão felizes estão”, afirmou o pesquisador.