Harmonia em casa! Confira quais raças de cães convivem melhor
Apesar de existirem formas de socializar as diferentes raças caninas, algumas delas, por natureza, convivem melhor. Confira quais são!
atualizado
Compartilhar notícia
Um é bom, mas dois é melhor ainda, não é mesmo? Ainda mais quando o assunto envolve o “melhor amigo do homem”. Na casa de quem é apaixonado por cães, sempre tem espaço para mais um.
Algumas raças costumam conviver bem, facilitando a convivência no dia a dia. E, segundo Fábio Chavier, médico veterinário do Hospital Veterinário da Universidade Guarulhos (UNG), selecionar a raça certa de cães é crucial para um ambiente harmonioso e pacífico.
O Metrópoles entrevistou especialistas da área que listaram as raças que “dão match” no quesito convivência e causam menos conflitos juntas. Confira!
1. Golden retriever e labrador retriever:
Essa dupla facilmente se tornará inseparável. De acordo com a médica veterinária Carla Maion, ambas as raças são conhecidas pela amabilidade, extroversão e sociabilidade. Além de serem muito pacientes e se adaptarem com facilidade a diferentes ambientes e companhias. A natureza amigável e sociável dessas raças garante que eles se tornem amigos, sem muitos problemas de dominância ou agressividade
2. Border collie e shetland sheepdog:
Ambas são conhecidas pela inteligência e energia, o que reduz os riscos de conflito. É o que afirma o veterinário Fábio Chavier. O shetland costuma ser ativo, de temperamento dócil, vigilante e alegre. Enquanto o border collie é uma mistura de energia física e mental. A receita perfeita para um complementar a energia do outro.
3. Pinscher e chihuahua:
Ambos são cachorros de personalidade e tamanhos semelhantes. Segundo Priscila Bernardes Couto, bióloga especialista em manejo e bem-estar animal, quando apresentados de forma adequada, os pinschers podem se tornar excelentes companheiros para os chihuahuas.
4. Cocker spaniel e beagle:
A veterinária Maion explica que ambos possuem moderados níveis de energia e gostam de atividades que envolvem exploração e brincadeiras. A disposição amigável e amorosa desses dois pets facilita a interação positiva e a formação de laços.
5. Boston terrier e buldogue francês:
O veterinário Chavier elucida que esses dois têm personalidades semelhantes e são conhecidos pela natureza amigável. Ambos são tranquilos e companheiros.
6. Lhasa apso e shih tzu:
Segundo Maion, essas duas raças têm temperamentos compatíveis. Ambos possuem a necessidade de exercício moderado e apreciam ambientes tranquilos. O shih tzu tem uma natureza afetuosa, assim como o lhasa, que aprecia a companhia de outros cães.
Construção de relacionamentos saudáveis
Entretanto, independente da raça, há formas de garantir uma boa convivência entre os cachorros. Priscila Bernardes Couto sugere socializar os pets de forma gradual e positiva em um ambiente neutro, supervisionando interações iniciais, e reforçando comportamentos positivos com recompensas, a fim de auxiliar na construção de um relacionamento saudável entre os cães.