Guloso e brincalhão: confira 23 curiosidades da raça golden retriever
Ele é um dos cachorros mais atraentes e elegantes. Descubra algumas curiosidades sobre os cães da raça golden retriever
atualizado
Compartilhar notícia
Quem observa um golden retriever caminhando autoconfiante, com a pelagem balançando em passadas ritmadas, não pode imaginar que esta raça canina descende de cães de trabalho. Ele é um dos cachorros mais populares no mundo todo; no Brasil, é um dos mais registrados entre os pets de porte médio e grande.
Os ancestrais do golden retriever eram cães d’água, cujas características se fixaram no leste do Canadá, em cruzamentos espontâneos. Ele é primo em primeiro grau dos retrievers do Labrador e dos terras novas. O tipo atual, no entanto, foi desenvolvido na Escócia, no século 19. A Grã-Bretanha é o país patrono da raça.
Um pouco de história
Oficialmente apresentada apenas em 1908, numa exposição, em Londres, do The Kennel Club (associação cinológica da Grã-Bretanha), a história da raça teve início muito tempo antes, na época dos vikings, povo que habitou a Escandinávia desde o século 8.
No século 11, os vikings já haviam desenvolvido técnicas náuticas suficientes para se aventurar no mar aberto. Eles fizeram incursões (e saques) em vários pontos da costa europeia antes de navegar para locais mais distantes. Eles colonizaram a Islândia e a Groenlândia e há evidências de que também atingiram a costa leste do Canadá.
Os vikings foram acompanhados, em suas viagens, por cães nórdicos de grande porte. Quase todas essas raças já foram extintas, mas ainda há um representante finlandês para “contar a história”: o cão de urso da Carélia (região fronteiriça com a Rússia, em pleno Ártico). Ele é especializado na caça a grandes presas.
Continue a leitura no site Cães Online, parceiro do Metrópoles.