metropoles.com

Gatos sofrem luto por outros pets? Estudos recentes apontam que sim

Entenda se os gatos passam pelo processo de luto e, se a resposta for positiva, como lidar com esse momento delicado na vida do pet

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de gato olhando para algum lugar com cara de tristeza
1 de 1 Imagem colorida de gato olhando para algum lugar com cara de tristeza - Foto: Getty Images

Muitas pessoas acreditam que os gatos são os pets mais “frios” entre os animais de estimação. No entanto, pesquisas comprovam que eles podem sofrer mais do que imaginamos. Um estudo recente divulgou que os felinos podem sentir o luto pela morte de outro pet de sua convivência.

Pesquisadores da Universidade de Oakland, em Michigan, constataram que quanto mais tempo o gato convivia e interagia com o animal falecido, mais buscavam por atenção dos tutores após a morte, além de apresentarem sintomas como diminuição do sono e brincadeiras.

O estudo foi realizado com cerca de 412 tutores dos felinos, que foram entrevistados sobre o comportamento dos seus animais. Segundo a pesquisa, os bichanos se envolveram cada vez menos com as brincadeiras, além de se alimentarem com menor frequência, e passarem mais tempo sozinhos ou parecendo procurar por seus companheiros perdidos. Alguns pets, inclusive, demonstraram reclusão.

Apesar das conclusões de que os amigos de quatro patas ficam tocados com as mudanças, os pesquisadores ponderaram que os “pais” dos pets podem ter projetado o próprio luto nos gatos no momento de relatar os sintomas, além de haver a possibilidade de o gato estar tentando consolar seu tutor em momentos de aflição.

Gatos apresentam sintomas de luto

A relação criada entre os animais de estimação que convivem juntos varia.  Quando muito próximos, alguns gatos podem acabar apresentando esses sintomas. Segundo a médica veterinária Raísa Paiva, especializada em medicina de felinos, como a indicação é que se adote mais de um gato para que eles possam fazer companhia um ao outro, pode ser que eles sofram por sentir falta do outro pet, a depender da personalidade do gato.

“Quando ele tem essa ligação com o outro animal é complicado, porque eles têm dificuldade de entender o que está acontecendo”, relata.

Entre os sinais que os gatos podem apresentar durante o período de luto estão miar demais, ficar confusos e até mesmo preferirem o isolamento. Procurar pelo outro pet é uma das possibilidades, assim como agitação, vocalização e perda de apetite.

Imagem colorida do Gato Larry
Entenda se os gatos podem sentir o luto caso percam a convivência com outros pets

Para os “pais” de pets que perderam um gato recentemente e estão percebendo alguns sinais de tristeza no companheiro felino sobrevivente, há algumas formas de ajudá-los nesse processo.

De acordo com Gabriela Delfino, médica veterinária e diretora técnica da Lobbo Hotels, para auxiliar os gatos que estão de luto, o ideal é que se mantenha a rotina mais estável possível e se ofereça mais atenção e conforto, sempre respeitando o espaço deles.

Outra dica é introduzir novos estímulos. “Principalmente com brinquedos, que é muito positivo, mas deve ser feito gradualmente”, indica. Delfino também faz um alerta: caso os sintomas de luto, como falta de apetite e apatia, persistam por muito tempo, é bom buscar ajuda médica.

Vale, ainda, fazer mais carinho e brincar mais com o animal.

A especialista em gatos ainda alerta sobre quais são os sintomas podem ser prejudiciais aos gatinhos. Paiva afirma que eles não podem jejuar, ou passar 24h sem comer, pois vai contra as necessidades fisiológicas dos bichanos. “Alguns deles param de comer em situação de estresse”, adverte.

Outro sinal negativo é a urina fora do lugar, ou a lambedura excessiva. Nessas situações, procurar por um veterinário é imprescindível, uma vez que o sofrimento pode já estar afetando a saúde do gato.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?